15/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Manaus libera vacinação contra influenza para toda a população a partir desta terça-feira

Publicado em 03 de março, 2026

A vacina pode ser recebida por toda a população nas mais de 170 unidades de Saúde. (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Manaus informa que, a partir desta terça-feira, 3/3, a vacina contra o vírus influenza (gripe) pode ser recebida por toda a população a partir de seis meses de idade, nas mais de 170 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A secretaria dispõe de estabelecimentos de saúde que funcionam tanto em horário regular, das 8h às 17h, quanto nos estabelecimentos que funcionam em horário ampliado, das 7h às 19h e das 7h às 21h. Os endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos por meio do link: https://www.manaus.am.gov.br/semsa/wp-content/uploads/sites/8/2026/01/SALAS-DE-VACINA-MANAUS.pdf.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, destaca que a campanha se encerrou no último dia 28 de fevereiro, mas para aproveitar as mais de 70 mil doses ainda disponíveis, o imunizante passará a ser ofertado a toda a população. A médica, no entanto, apela às pessoas que pertencem ao público prioritário e que ainda não se imunizaram, que busquem uma unidade de saúde para se vacinar e evitar as formas graves da doença.

“Reforçamos que as crianças de seis meses a menores de seis anos, as gestantes, puérperas e os idosos, que são mais vulneráveis ao vírus da influenza, precisam se proteger. A vacina é uma arma importante para evitar que a gripe evolua para uma situação grave, que requer hospitalização, e coloque em risco a vida desses usuários”, apela.

Cobertura

Dados da Gerência de Imunização da Semsa indicam que, em Manaus, durante a campanha anual, iniciada em 3 de novembro do ano passado, 249.806 doses de Influenza foram aplicadas, o que representa 40,92% da meta global. Desse total, 77,6 mil (34,11%) correspondem aos idosos, 12,5 mil a gestantes (49,91%) e 89,4 mil a crianças de seis meses a menores de seis anos (47,90%).

A gerente de Imunização da Secretaria, enfermeira Isabel Hernandes, afirma que, mesmo com o esforço da Semsa em facilitar ao máximo o acesso à vacina, disponibilizando o imunizante em unidades que funcionam inclusive aos sábados, domingos e nos feriados, a cobertura vacinal contra a influenza, que é de 40,87%, representa um alerta que precisa ser considerado para as pessoas mais vulneráveis à doença.

A gerente assinala que crianças, idosos, gestantes e puérperas, têm uma resposta imunológica fraca diante da H1N1, por isso precisam se sensibilizar sobre o quanto o ato de vacinar pode fazer toda a diferença na saúde individual e coletiva. “É importante acrescentar que esse imunobiológico pode ser recebido juntamente com outros que integram o calendário nacional”, orienta.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.