02/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Programa RespirAR promove ciclo de diálogos sobre a conscientização do Alzheimer em núcleos de Manaus

Publicado em 05 de fevereiro, 2026

Programa RespirAR promove ciclo de diálogos sobre a conscientização do Alzheimer em núcleos de Manaus

Ação faz alusão ao Fevereiro Roxo e tem como objetivo orientar a população sobre o enfrentamento de doenças crônicas. (Foto: Divulgação)

O Programa RespirAR, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), inicia nesta sexta-feira (06/02), no Espaço de Lazer e Convivência Marcos Aurélio do Nascimento, bairro Aparecida, uma série de diálogos voltados à conscientização sobre o Alzheimer. A iniciativa percorrerá espaços onde o programa atua, promovendo o debate sobre a importância do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo.

O secretário titular da Sedel, Diego Américo, destacou que levar essas orientações aos núcleos do RespirAR é fundamental para a prevenção. “O governador Wilson Lima entende que o esporte e a saúde caminham juntos. Ao promover esses diálogos nos espaços onde o programa já atua, facilitamos o acesso à informação técnica e ao acolhimento”, pontuou o secretário.

A programação foi planejada para atender diversas zonas da capital, facilitando o acesso da comunidade aos diálogos educativos. Os encontros buscam sensibilizar os participantes sobre a valorização da vida e o suporte adequado aos pacientes diagnosticados, utilizando os núcleos do programa como polos de disseminação de conhecimento.

RespirAR

Lançado em 2021 pelo Governo do Amazonas, o Programa RespirAR se transformou em uma das principais políticas públicas voltadas à promoção da saúde e qualidade de vida da população. Reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o RespirAR já realizou mais de meio milhão de atendimentos, beneficiando milhares de amazonenses com serviços gratuitos de fisioterapia, atividade física e orientação de enfermagem.

As ações desenvolvidas pelo Programa RespirAR lhe renderam uma indicação ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA), uma das mais importantes distinções internacionais voltada à excelência e inovação na gestão pública global. No prêmio, são reconhecidas práticas que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de metas globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz até 2030.

Programação fevereiro roxo

06/02 (Sexta-feira) – 8h às 11h: Espaço de Lazer e Convivência Marcos Aurélio Nascimento (Aparecida)

10/02 (Terça-feira) – 8h às 11h / 14h às 16h: Centro Estadual de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola (Nova Cidade)

11/02 (Quarta-feira) – 8h às 11h / 13h às 16h: Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (Santo Antônio)

12/02 (Quinta-feira) – 8h às 11h / 14h às 16h: Quadra Poliesportiva Monte Sião (Jorge Teixeira)

13/02 (Sexta-feira) – 8h às 11h: Vila Olímpica de Manaus (Dom Pedro)

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.