23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ivete Sangalo arrasta multidão no Centro do Rio em estreia no Carnaval carioca

Publicado em 01 de fevereiro, 2026

Ivete Sangalo arrasta multidão no Centro do Rio em estreia no Carnaval carioca

Megabloco reuniu cerca de 500 mil pessoas e teve homenagem emocionante a Preta Gil no circuito que leva o nome da artista. (Foto: Reprodução)

A cantora Ivete Sangalo estreou no Carnaval do Rio de Janeiro neste domingo (1º) à frente de um trio elétrico e levou uma verdadeira multidão às ruas do Centro da cidade. Segundo a Prefeitura do Rio, aproximadamente 500 mil foliões acompanharam o megabloco comandado pela artista baiana no Circuito Preta Gil, um dos principais do pré-Carnaval carioca.

A concentração começou por volta das 8h, com Ivete chegando pouco antes das 9h. Cerca de meia hora depois, a cantora subiu no trio elétrico e deu início ao desfile pelas vias centrais, embalando o público com sucessos que marcaram sua carreira.

Um dos momentos mais marcantes da apresentação foi a homenagem à cantora Preta Gil, amiga pessoal de Ivete e idealizadora do circuito. Ao som de “Sinais de Fogo”, Ivete dividiu o palco com Gominho, Jude Paula e Soraya Rocha, amigos próximos que acompanharam de perto o tratamento de Preta.

Visivelmente emocionada, Ivete destacou a importância da amiga para o Carnaval de rua do Rio. “Esse sol que está iluminando a gente hoje é ela. Estou muito emocionada em cantar no circuito que Preta criou. Não há tristeza, porque ela não era uma mulher triste”, afirmou ao público.

A cantora também pediu aplausos em memória da artista. “Que a gente nunca deixe Pretinha ser esquecida. Ela vive na gente, e onde estiver, que receba todo o nosso amor”, completou, sob forte comoção dos foliões.

Preta Gil morreu em 20 de julho de 2025, em decorrência de um câncer. Em entrevista à Globonews, Ivete ressaltou a ligação afetiva com o Rio de Janeiro e falou sobre o significado da estreia no Carnaval da cidade. Segundo ela, o calendário intenso de Salvador costuma concentrar seus compromissos, mas o crescimento dos blocos cariocas abriu espaço para essa participação especial.

“Estar aqui, nesse circuito que leva o nome da Preta, torna tudo ainda mais transformador. É um dia muito especial para mim”, declarou.

Pré-Carnaval movimenta a cidade

Além do megabloco de Ivete Sangalo, o domingo de pré-Carnaval contou com 21 blocos espalhados por diferentes regiões do Rio. De acordo com a Riotur, a cidade terá 462 desfiles oficiais até o fim da folia, com expectativa de reunir cerca de 6 milhões de pessoas apenas nos blocos de rua.

Entre as atrações do dia estiveram o Kids2gether, no Jardim Botânico; o Maravilhosas, em Ipanema; e o Mini Seres do Mar, em Laranjeiras. Os blocos atraíram públicos variados, que foram de algumas centenas a dezenas de milhares de foliões.

As apresentações ocorreram desde as primeiras horas da manhã até o fim da tarde, passando por bairros do Centro, Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste, consolidando o pré-Carnaval carioca como um dos maiores eventos populares do país.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.