11/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Certificação do ensino médio pelo Enem está disponível

Publicado em 31 de janeiro, 2026

Certificação do ensino médio pelo Enem está disponível

Está disponível na Página do Participante a declaração de atendimento às condições de certificação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, documento que permite a pré-matrícula em instituições de educação superior para candidatos que buscam a certificação de conclusão do ensino médio por meio do exame. A liberação ocorreu nesta sexta-feira (30/1), após atraso e queixas de estudantes.

Inep

No início da manhã desta sexta-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, pelas redes sociais, que as declarações já estavam disponíveis. No entanto, o documento só pôde ser emitido por volta das 13h, após relatos de instabilidade e reclamações de candidatos.

O documento pode ser utilizado por participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo resultado foi divulgado na quinta-feira (29/1), e também nos processos seletivos do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ambos vinculados ao Ministério da Educação (MEC). As inscrições para Prouni e Fies estão previstas para o período de 3 a 6 de fevereiro.

Como emitir

Para acessar a declaração, o participante deve entrar na Página do Participante, clicar na opção “Resultado 2025”, no menu à esquerda, e selecionar “Declaração”, no canto direito da tela. A emissão é restrita aos candidatos que atendem aos critérios estabelecidos para a certificação.

Declaração

A declaração é emitida antes do certificado definitivo de conclusão do ensino médio e possibilita a pré-matrícula, desde que o candidato também cumpra os pré-requisitos e prazos definidos pelas instituições de ensino superior. Para obter a declaração ou a certificação pelo Enem, é necessário ter mais de 18 anos na data da prova, alcançar pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento e obter, no mínimo, 500 pontos na redação.

A certificação digital de conclusão do ensino médio estará disponível a partir de 2 de março, por meio de sistema que será disponibilizado no portal do Inep. O certificado será emitido pelos institutos federais, sem necessidade de comparecimento presencial, e permitirá o ingresso na educação superior no mesmo ano da certificação.

Tags: ,

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.