
Foto: Divulgação
A Polícia Federal prendeu em flagrante, na sexta-feira (9), um homem suspeito de contrabando de peixes ornamentais da Amazônia durante uma fiscalização realizada no Aeroporto Internacional de Tabatinga, município localizado a 1.138 quilômetros de Manaus. A ação resultou na apreensão de cerca de mil peixes que teriam como destino o exterior.
Segundo informações da Polícia Federal, a prisão foi resultado de um trabalho prévio de investigação e inteligência, que indicava o transporte ilegal de peixes ornamentais com origem em Manaus. O envio do material ocorreria por meio da fronteira do município de Tabatinga, região estratégica utilizada para o escoamento de cargas ilegais devido à proximidade com outros países.
Durante a abordagem ao suspeito no aeroporto, os policiais federais localizaram os animais acondicionados de forma inadequada. Os peixes estavam armazenados em sacos plásticos com quantidade insuficiente de água, o que, de acordo com a PF, caracteriza maus-tratos. A forma de transporte também contrariava normas ambientais e sanitárias exigidas para o manejo e a comercialização legal de espécies ornamentais.
Ao todo, aproximadamente mil peixes ornamentais foram apreendidos. As espécies não foram detalhadas até o momento, mas, conforme a legislação ambiental brasileira, a extração, o transporte e a exportação desse tipo de animal dependem de autorizações específicas dos órgãos competentes, além do cumprimento de protocolos técnicos rigorosos.
Diante da situação, o homem recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido para os procedimentos legais. Ele deverá responder pelos crimes de contrabando e crime ambiental, conforme previsto na legislação vigente. O caso será encaminhado à Justiça Federal, que dará prosseguimento às medidas cabíveis.
Após a apreensão, os peixes ornamentais foram encaminhados ao órgão ambiental competente, onde passarão por avaliação técnica. Segundo a Polícia Federal, os animais receberão cuidados adequados com o objetivo de garantir a recuperação e a destinação correta, em conformidade com os protocolos legais de proteção à fauna e às normas ambientais em vigor.
A Polícia Federal informou que ações de fiscalização e repressão ao contrabando de animais silvestres têm sido intensificadas na região amazônica, especialmente em áreas de fronteira. O órgão destaca que o combate a crimes ambientais e a proteção da biodiversidade são frentes permanentes de atuação, aliadas ao controle do tráfego ilegal de produtos da fauna brasileira.
Veja mais notícias em Geral