26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Licitações geraram economia de R$ 2,4 bilhões em Manaus, diz prefeito

Publicado em 10 de janeiro, 2026

Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito

O prefeito de Manaus, David Almeida, afirmou que a adoção sistemática de processos licitatórios na administração municipal resultou em uma economia de R$ 2,4 bilhões aos cofres da prefeitura desde 2021. A informação foi apresentada em vídeo divulgado na série “Operação Verdade”, no qual o gestor detalha medidas adotadas para ampliar a transparência e o controle dos contratos públicos.

Segundo David Almeida, ao assumir o comando do Executivo municipal, cerca de 68% dos contratos em vigor não passavam por licitação. De acordo com ele, a situação foi alterada com a revisão dos procedimentos administrativos e a ampliação da concorrência entre fornecedores. Ainda conforme os dados apresentados, a prefeitura realizou mais de 1 milhão de processos licitatórios ao longo do período.

O prefeito explicou que, antes das mudanças, o volume de contratos somava aproximadamente R$ 16,5 bilhões. Após a adoção dos novos critérios, esse valor teria sido reduzido para R$ 14,05 bilhões. A diferença, segundo ele, representa a economia de R$ 2,4 bilhões obtida com a regularização das contratações.

David Almeida relacionou o impacto financeiro das licitações à capacidade de ampliar investimentos em serviços públicos. De acordo com o prefeito, a redução de gastos possibilitou a execução de obras e a ampliação de equipamentos e serviços em áreas como saúde, educação e transporte coletivo, com a construção de Unidades Básicas de Saúde, escolas e a renovação da frota de ônibus.

Outro dado apresentado no vídeo foi a redução do endividamento do município. Segundo o prefeito, em 2021 a dívida pública de Manaus correspondia a cerca de 60% da receita corrente líquida. Atualmente, esse percentual estaria em torno de 40%, o que representa, conforme a gestão, uma queda de aproximadamente um terço em cinco anos.

De acordo com David Almeida, os indicadores de transparência e equilíbrio fiscal contribuíram para que a Prefeitura de Manaus recebesse o selo ouro em transparência concedido por tribunais de contas do país. O reconhecimento, segundo ele, fortalece a credibilidade institucional do município e facilita a renegociação de passivos e a captação de novos investimentos.

Veja vídeo:

Assuntos relacionados: #Manaus, #Licitações, #Transparência, #GestãoMunicipal, #EconomiaDeRecursos

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.