27/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Trump critica imigração e gestão Biden em pronunciamento à nação

Publicado em 18 de dezembro, 2025

Maioria das tarifas de Trump é considerada ilegal por tribunal dos EUA

Presidente dos EUA atribui deportações em massa a mudanças positivas e destaca indicadores econômicos. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou nesta quarta-feira (17) um pronunciamento à nação com críticas diretas à política migratória do governo anterior, liderado por Joe Biden, e com a defesa das ações adotadas nos primeiros 11 meses de seu mandato. Segundo o republicano, o período já teria produzido as maiores transformações positivas da história recente do país.

Ao abrir o discurso, Trump afirmou que os Estados Unidos passaram “do pior para o melhor” em poucos meses, atribuindo o que classificou como uma reversão de cenário às deportações em massa e ao endurecimento das regras de imigração. Para ele, o país deixou de ser “motivo de chacota” no exterior e retomou o controle das fronteiras.

O presidente comparou a atual política migratória com a da administração democrata anterior, acusando Biden de permitir a entrada de imigrantes sem documentos em cidades norte-americanas e de ter libertado criminosos violentos. De acordo com Trump, o governo agora prioriza cidadãos “cumpridores da lei” e trabalhadores, o que representaria uma ruptura com anos de imigração que classificou como descontrolada.

Sem apresentar dados que sustentem a afirmação, Trump declarou que a fronteira sul com o México estaria fechada e que nenhum imigrante ilegal teria ingressado no país nos últimos sete meses.

Na segunda parte do pronunciamento, o republicano voltou-se à economia e citou indicadores que, segundo ele, demonstram melhora no poder de compra da população. Trump afirmou que os salários estariam crescendo acima da inflação e que houve redução nos preços de diversos produtos e serviços, incluindo veículos e combustíveis.

Dados oficiais mostram que o salário mediano nos Estados Unidos teve alta de 3,5% em novembro, na comparação com o mesmo mês de 2024, percentual ligeiramente superior à inflação de 3% no período. Ainda assim, o aumento anual foi o menor registrado desde maio de 2021.

No setor automotivo, informações da indústria indicam que o preço médio de veículos novos caiu 0,7% em outubro na comparação anual. Já os carros elétricos tiveram queda mais acentuada, de 22%, influenciada pelo fim de incentivos fiscais. Em relação aos combustíveis, a Associação Automóvel dos Estados Unidos informou que o preço médio da gasolina estava em US$ 2,91 por galão na quarta-feira, valor acima do citado pelo presidente em seu discurso.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.