11/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Feira de Economia Criativa promove geração de renda para artesãs indígenas

Publicado em 13 de dezembro, 2025

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A Feira de Economia Criativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem se consolidado como uma importante oportunidade de geração de renda para artesãs indígenas. A iniciativa esteve na 28ª edição do programa Governo Presente, realizada pelo Governo do Amazonas neste sábado (13/12), na Escola Estadual Terezinha Almeida da Silva, no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus.

O Governo Presente leva à população serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, bem-estar, empreendedorismo, crédito e assistência social, beneficiando moradores de diversos bairros da capital.

Nesta edição, a Feira de Economia Criativa ganhou destaque com o comércio de biojoias produzidas por artesãs indígenas das etnias Sateré-Mawé e Baré. Confeccionadas com sementes naturais de tucumã, açaí e morototó, as peças chamaram a atenção do público pela riqueza de cores, originalidade e forte identidade cultural.

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Indígena da etnia Baré, a artesã Alda Pereira ressaltou a importância de participar da Feira de Economia Criativa, que, além de gerar renda, possibilita a preservação e a transmissão dos saberes tradicionais aprendidos ao longo das gerações em sua família.

“Para mim, é um privilégio participar do Governo Presente, porque posso trazer meus produtos, meus artesanatos, e garantir um dinheirinho a mais. É uma renda que entra para a família”, afirmou.

Natural do município de Barreirinha, a artesã Cleia Sateré, da etnia Sateré-Mawé, também destacou as oportunidades geradas a partir da valorização do artesanato indígena. Segundo ela, o reconhecimento do trabalho possibilitou levar suas biojoias a outros municípios do Amazonas.

“A oportunidade de estar aqui representa muito. Para nós, é fundamental ter essa chance de ganhar nosso dinheiro por meio do artesanato, que faz parte da nossa origem. Participar desses eventos ajuda muito a minha família, porque é do artesanato que eu vivo”, comentou.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.