15/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Inmetro e Inacal avançam em cooperação em metrologia óptica

Publicado em 06 de dezembro, 2025

Inmetro e Inacal avançam em cooperação em metrologia óptica

Pesquisadores do Peru realizam capacitação no Inmetro para alinhar metodologias e fortalecer redes de colaboração em radiometria e fotometria. (Foto: Divulgação)

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci), recebeu de 24 a 28 de novembro os pesquisadores Billy Quispe Cusipuma e José Samuel Ramírez Herrera, do Instituto Nacional de Qualidade do Peru (Inacal), em agenda voltada ao intercâmbio de conhecimento e ao fortalecimento da cooperação internacional em metrologia óptica. Durante a semana, os técnicos participaram de visita técnica e trocas teóricas sobre radiometria e fotometria, metodologias de medição em laboratório, uso de instrumentos, sistemas de medição, tratamento e análise de dados e boas práticas laboratoriais. As atividades ocorreram no Laboratório de Radiometria e Fotometria (Laraf), da Divisão de Metrologia Óptica (Diopt), no campus do Inmetro em Xerém (RJ).

Para o pesquisador-tecnologista em metrologia e qualidade e chefe do Laraf, Willian Anderson, a capacitação reforça diretamente a cooperação entre o Inmetro e o Inacal ao aproximar as equipes técnicas e criar canais de diálogo que facilitam futuras colaborações. Ele observa que o treinamento contribui para harmonizar procedimentos e métodos de medição, tornando os resultados mais comparáveis e fortalecendo a atuação conjunta. Ao trabalhar com referências e metodologias alinhadas, afirma, abre-se espaço para projetos coordenados, intercomparações e ações articuladas em redes regionais e internacionais.

O coordenador do Laboratório de Fotometria e Radiometria Óptica do Inacal, José Ramirez, avalia o treinamento como oportunidade estratégica para ampliar a capacidade técnica do instituto. Ele destaca o interesse em aprofundar conhecimentos em fotometria e radiometria, com ênfase em luminância e radiometria espectral, ressaltando que a capacitação contribuirá para expandir serviços e qualificar a transferência de conhecimento aos laboratórios acreditados ou secundários.

A iniciativa reforça o compromisso do Inmetro com a integração internacional e com o avanço técnico-científico no campo da metrologia, ao promover formação conjunta e alinhamento de práticas entre instituições da região.

Assuntos relacionados: #Inmetro, #Inacal, #metrologia, #radiometria, #fotometria, #cooperação

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.