
Cerca de 70% dos latinos afirmaram que o governo está “fazendo demais” ao deportar imigrantes que vivem ilegalmente no país. (Foto: Divulgação/Casa Branca)
Uma nova pesquisa do Pew Research Center revelou que a maioria dos latinos que vivem nos Estados Unidos sente que sua situação piorou durante o governo do presidente Donald Trump. O levantamento, divulgado na segunda-feira (24), é o primeiro a mostrar esse resultado desde que o instituto começou a acompanhar a percepção da comunidade há quase duas décadas.
Segundo o estudo, 68% dos latinos afirmaram que sua situação se deteriorou no último ano. Além disso, cerca de 80% consideram que as políticas da atual administração prejudicam mais os latinos do que os beneficiam — avaliação que, segundo o Pew, explica a sensação generalizada de piora.
Entre os fatores que influenciam essa percepção, destacam-se os esforços de Trump para promover deportações em massa e o desempenho fraco da economia. Ambos têm impacto direto sobre a comunidade latina, que será decisiva nas eleições legislativas de meio de mandato em 2026, essenciais para a manutenção das maiorias republicanas na Câmara e no Senado.
Mark Lopez, diretor da Pesquisa de Raça e Etnia do Pew, afirma que o cenário pode refletir nas urnas. “Quando as pessoas associam suas experiências a um governo ou partido político, isso pode gerar implicações eleitorais”, destacou.
Apesar do atual descontentamento, Trump conquistou apoio significativo entre eleitores latinos na eleição presidencial de 2024 — um desempenho considerado forte para um republicano, impulsionado especialmente por preocupações econômicas e por avanços em segmentos de latinos cidadãos.
A pesquisa ouviu 4.923 latinos entre 6 e 16 de outubro, com margem de erro de 2,6 pontos percentuais. Entre os entrevistados, 1.116 eram imigrantes, e os dados apontam que aproximadamente 82% dos latinos vivem legalmente no país.
Os resultados também dialogam com uma pesquisa Reuters/Ipsos de outubro, que indicou aprovação de 32% entre hispânicos ao desempenho de Trump — bem abaixo do índice geral de 42% registrado no período.
Outro dado que chama atenção é a percepção sobre deportações. Cerca de 70% dos latinos afirmaram que o governo está “fazendo demais” ao deportar imigrantes que vivem ilegalmente no país, número superior aos 56% registrados em março. Ao mesmo tempo, muitos reconhecem que algumas deportações são necessárias.
O medo pessoal também aumentou: 52% disseram temer que eles mesmos ou alguém próximo possam ser deportados, contra 42% no início do segundo mandato de Trump.
Apesar do cenário de insatisfação, o estudo mostra nuances importantes. A economia segue como principal preocupação dos latinos, assim como ocorreu na eleição de 2024. E, mesmo com o custo de vida pressionando os bolsos, metade dos entrevistados acredita que a situação econômica pode melhorar nos próximos meses.
Veja mais notícias em Geral