
Visita oficial discutiu comércio, turismo e a instalação do Consulado Honorário em Manaus em 2026. (Fotos: Bruno Leão/Sedecti)
O Governo do Amazonas recebeu, nesta segunda-feira (17/11), a visita oficial do embaixador da República do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, para avançar em articulações diplomáticas, comerciais e turísticas entre o país centro-asiático e o Estado. O encontro ocorreu na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com a participação do secretário-executivo da pasta, Gustavo Igrejas, e do presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre.
Representando o secretário titular Serafim Corrêa, Gustavo Igrejas destacou o compromisso do governo estadual em ampliar frentes de cooperação. Ele lembrou que o Amazonas apresentou recentemente seus produtos em Macau, na China, e afirmou que a mesma vitrine pode ser expandida para o Cazaquistão. Igrejas também apontou a Feira da Suframa, prevista para março de 2026, como oportunidade para aprofundar o diálogo econômico.
A agenda tratou do fortalecimento das relações bilaterais e da preparação para a instalação do Consulado Honorário do Cazaquistão em Manaus, prevista para o próximo ano. Segundo o embaixador Bolat Nussupov, a capital amazonense se tornará um ponto estratégico para as relações econômicas e culturais do país no Norte do Brasil. Ele destacou o interesse cazaque em cooperar com o Estado nas áreas de negócios e turismo.
A Embaixada anunciou o início dos trâmites formais para a criação do consulado, que terá como indicado o empresário José Cardoso Neto. Os documentos serão enviados ao Itamaraty e, posteriormente, ao governo cazaque para emissão do certificado consular. Também foi discutida a proposta de firmar um Memorando de Entendimento entre o Amazonas e a região de Abaia, reconhecida por sua forte política ambiental e abertura para cooperações internacionais. O acordo seria semelhante aos firmados com Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Na pauta econômica, o embaixador destacou o interesse em ampliar a importação de frutas tropicais amazônicas. O Cazaquistão compra atualmente esses produtos de países como Colômbia e Equador. Em 2025, o país já importou US$ 109,6 mil em castanha-do-pará do Amazonas, o que demonstra potencial de expansão comercial.
Nussupov formalizou ainda o convite para que o Estado participe do Climate Regional Summit, considerado o maior evento ambiental da Ásia Central, que reunirá representantes de diversos continentes no próximo ano. No campo do turismo, ele ressaltou o potencial de inserir o Amazonas no circuito visitado por turistas cazaques, junto ao Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, com a proposta de um roteiro integrado Rio–Iguaçu–Amazônia.
O presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, afirmou que o Amazonas vive um momento propício para ampliar conexões internacionais e recebeu a intenção de parceria com entusiasmo. Segundo ele, o Estado tem muito a oferecer em natureza, cultura e oportunidades de negócios.
Assuntos relacionados: #cazaquistao, #amazonas, #relacoesinternacionais, #comercioexterior, #turismo