02/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Expopin terá concursos com aumento de premiações para produtos agropecuários

Publicado em 07 de novembro, 2025

Expopin terá concursos com aumento de premiações para produtos agropecuários

A Prefeitura de Parintins e a Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP) definiram os concursos que vão premiar queijo manteiga, queijo coalho, doce de leite, farinha e vaca leiteira durante a 38ª Exposição Feira Agropecuária de Parintins (Expopin), que será realizada de 3 a 7 de dezembro deste ano. Em 2025, o município terá participação direta no evento, com destinação de recursos, conforme determinação do prefeito Mateus Assayag.

A Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) deu início à atualização dos regulamentos em reunião realizada na quarta-feira (5), com a presença do presidente da APP, Telo Pinto, do secretário Tião Teixeira e da equipe técnica. A engenheira agrônoma Wanderléia Ribeiro, que coordena os concursos, informou que os produtores inscritos também participarão de uma vitrine de comercialização no dia de cada disputa.

Premiação

Segundo Telo Pinto, a 38ª Expopin terá aumento no valor das premiações. O objetivo, afirma, é incentivar o setor produtivo e destacar a qualidade dos alimentos fabricados no município. Ele explica que o concurso foi criado para dar visibilidade ao trabalho dos produtores. “É importante enaltecer a qualidade dos produtos da nossa região e valorizar quem investe em leite, queijo, doce de leite e farinha. O leite é fundamental pelo investimento em matrizes de boa qualidade e em melhoramento genético”, disse.

Rebanho

O presidente da APP destaca que o rebanho de Parintins já alcança médias de 12 a 20 litros de leite por ordenha, o que reflete diretamente na qualidade dos derivados. Além dos produtos lácteos, a feira também premiará a melhor farinha de mandioca, reforçando a tradição da agricultura familiar no município.

“Esperamos representantes de várias comunidades, porque Parintins é um polo produtor de farinha. Tudo é para melhorar a produção agrícola e ofertar alimentos de qualidade à população”, concluiu.

SEO tags: #Expopin2025, #Parintins, #AgriculturaFamiliar, #ProdutosAgropecuarios, #PremiaçãoRural

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.