24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

La Niña oficialmente confirmado nos próximos meses

Publicado em 12 de outubro, 2025

La Niña oficialmente confirmado nos próximos meses

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) emitiu nesta quinta-feira (09/10) um aviso oficial indicando a configuração do fenômeno La Niña no Pacífico tropical e sua persistência nos próximos meses.

As condições de La Niña iniciaram em setembro de 2025, com a expansão de temperaturas da superfície do mar (TSM) abaixo da média no Oceano Pacífico equatorial central e oeste (tons em verde na Figura 1).

Resfriamento

Ao analisar especificamente as anomalias médias diárias de TSM na região do Niño 3.4 (delimitada entre 170°W e 120°W), verificaram-se valores variando entre -1,0 °C e -0,5 °C durante o mês de setembro (Figura 2). Esse comportamento indica um resfriamento significativo da região, configurando uma condição inicial para a formação do fenômeno La Niña no Pacífico Equatorial, caracterizado por desvios de TSM inferiores a -0,5 °C.

Figura 1 – Mapa de anomalias de TSM no período de 16 a 30 de setembro de 2025.

Figura 2 – Monitoramento do índice diário de El Niño/La Niña na região 3.4.

Fonte: https://www.tropicaltidbits.com/analysis/

A previsão do ENOS (El Niño – Oscilação Sul) realizada pelo Instituto Internacional de Pesquisa em Clima (IRI), indica a permanência do fenômeno La Niña durante o trimestre outubro-novembro-dezembro (OND/2025), com probabilidade de 60% (barras em azul na Figura 3). Essas condições devem persistir até o verão de 2025/2026 (dezembro/2025 a fevereiro/2026), permanecendo em intensidade fraca (valores do índice Niño-3.4 entre -0,5 °C e -0,9 °C).

Em 2026

Há ainda cerca de 50% de probabilidade de transição para condição neutra entre janeiro e março de 2026. Porém, ressalta-se que quanto mais distante o alcance das previsões, maiores são as incertezas. Desta forma, é importante acompanhar as atualizações mensais sobre o La Niña, El Niño e previsão climática, divulgadas no Boletim Agroclimatológico, publicado pelo Inmet (https://portal.inmet.gov.br/boletinsagro).

INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Tags:

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.