20/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Compensa ganha obra emergencial em galeria subterrânea

Publicado em 09 de outubro, 2025

Compensa ganha obra emergencial em galeria subterrânea

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), executa, nesta quinta-feira, 9/10, a recuperação de um trecho da rede de drenagem profunda na rua Belém, no bairro Compensa, zona Oeste. A manutenção emergencial foi iniciada após o surgimento de uma cratera de aproximadamente dois metros de profundidade, causada pela deterioração da tubulação obstruída por lixo.

Com o apoio de maquinários pesados, como retroescavadeiras, os operários removeram a antiga estrutura danificada e realizaram a limpeza e desobstrução completa da galeria. Em seguida, novas tubulações mais resistentes estão sendo implantadas, garantindo o escoamento adequado das águas pluviais e a segurança dos moradores da área.

Seminf

O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, destacou a importância da parceria entre o poder público e a população para manter o bom funcionamento do sistema de drenagem na capital.

“O lixo é um dos maiores inimigos das nossas redes de drenagem. Cada embalagem ou garrafa jogada na rua invadem as tubulações, e podem acabar entupindo bueiros e rompendo galerias inteiras. A gestão do prefeito David Almeida trabalha incansavelmente para corrigir esses problemas e evitar que eles se repitam, mas precisamos da colaboração de todos. Quando o lixo é descartado de forma incorreta, ele acaba voltando para nós em forma de transtorno”, afirmou Renato Junior.

Moradores

Os moradores da área acompanharam os trabalhos e comemoraram a rápida resposta da prefeitura, como o aposentado José Nelson de Souza, de 71 anos. “É uma alegria ver as equipes trabalhando aqui. A galeria estava comprometida e trazia risco para a gente. Agora, com essa obra, estamos mais tranquilos”, contou.

A Prefeitura de Manaus segue com um cronograma contínuo de manutenção das redes de drenagem profunda e limpeza de caixas coletoras em toda a cidade, reforçando o compromisso com a infraestrutura urbana e a prevenção de alagamentos.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.