26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Foco no futuro: Manaus leva combate às queimadas e educação ambiental a estudantes

Publicado em 29 de setembro, 2025

Foco no futuro: Manaus leva combate às queimadas e educação ambiental a estudantes

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizou, nesta segunda-feira, 29/9, uma ação de conscientização e educação ambiental na escola municipal de educação especial André Vidal de Araújo, voltada aos alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A atividade integrou aprendizado, cidadania e preservação ambiental, com foco no combate às queimadas urbanas.

A proposta foi despertar nos estudantes o senso de responsabilidade coletiva em relação ao meio ambiente e ao igarapé do Mindu. Durante a programação, foram promovidas atividades lúdicas com apresentação de fantoches, reforçando a importância da preservação da natureza e do descarte correto de resíduos.

Compromisso

O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Renato Junior, reforçou o compromisso da prefeitura com a educação ambiental. “Trabalhar a conscientização dentro da escola é fundamental. Quando levamos esse conhecimento aos jovens e adultos, estamos construindo uma sociedade mais responsável e comprometida com o futuro. O combate às queimadas começa com a informação”, afirmou Renato Junior.

O superintendente da Unidade de Engenharia de Projetos (UEP) da Seminf, Alessandro Rodrigues, destacou o impacto da iniciativa. “Nosso objetivo é formar multiplicadores. Cada aluno que participa desta ação leva para casa o conhecimento sobre a importância de preservar e de combater as queimadas, que afetam diretamente nossa saúde e a qualidade de vida na cidade”, explicou Rodrigues.

Ação

A aposentada e mãe do aluno Marcelo, Marta Bezerra, 70 anos, destacou a importância da ação. “Ver meu filho participando de algo que ensina a cuidar do ambiente me emociona. É fundamental que todos entendam que pequenas atitudes podem evitar grandes problemas, como as queimadas. Essas iniciativas mostram que podemos aprender e proteger nossa cidade juntos”, disse a aposentada.

Com ações educativas realizadas diretamente nas comunidades escolares, a Prefeitura de Manaus reafirma a importância da preservação ambiental e da mobilização social no enfrentamento às queimadas. O trabalho é contínuo e busca fortalecer a consciência coletiva, para que a cidade cresça de forma sustentável e equilibrada.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.