17/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Com novo sistema, Corregedoria do TJAM conclui correições realizadas simultaneamente em 10 Juizados Especiais

Publicado em 20 de agosto, 2025

Com novo sistema, Corregedoria do TJAM conclui correições realizadas simultaneamente em 10 Juizados Especiais

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) deu início ao uso, na capital, de um novo sistema informatizado o qual permitiu a realização do procedimento de correição, simultaneamente, junto a dez Juizados Especiais. Providenciado para dar maior celeridade e para reduzir custos logísticos, o novo sistema informatizado permitiu que as dez correições fossem realizadas e concluídas no espaço de três dias: de 12 a 15 de agosto.

Anteriormente à implementação do novo sistema informatizado não era possível fazer correições simultâneas e cada procedimento de correição vinha sendo realizado em um tempo médio de cinco dias por vara judiciária.

Sistema

O mesmo sistema tinha sido utilizado de forma “piloto” em correição realizada na primeira semana de junho deste ano de 2025, na comarca de Humaitá (distante 600 quilômetros de Manaus).

Conforme perspectiva da CGJ-AM, o novo sistema será utilizado nas correições programadas para ocorrer perante as varas judiciais do Tribunal de Justiça do Amazonas e, com módulo de utilização específico, será utilizado da mesma forma em procedimentos de correição junto a cartórios extrajudiciais.

No período de 12 a 15 de agosto, conforme Portarias assinadas pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos e publicadas no Diário de Justiça Eletrônico (DJe) foram correcionados o 2.º, o 4.º, o 5.º, o 8.º, o 9.º, o 10.º, o 11.º, o 17.º, o 18.º e o 20.º Juizado Especial Cível da comarca de Manaus.

Informatizado

O novo sistema informatizado de correições e fiscalizações foi elaborado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Amazonas (Setic/TJAM) com a supervisão da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas e tem como objetivo providenciar uma maior celeridade às fiscalizações e correições empreendidas junto às varas judiciárias do Tribunal de Justiça do Amazonas.

O sistema possibilitará, também, o armazenamento de informações registrando o histórico de evolução de cada unidade judiciária.

A ferramenta reduzirá o tempo de realização e conclusão das correições e possibilitará que as próprias unidades judiciárias correcionadas monitorem seus desempenhos sendo um elemento facilitador para que as Varas consigam atingir metas de eficiência estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.