
Recuperação emergencial da AM-240 melhora segurança viária e fortalece acesso a atrativos turísticos em Presidente Figueiredo. (Foto: Artur Gomes)
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), vistoriou neste sábado (16/8) as obras emergenciais de recuperação da rodovia AM-240, conhecida como “rodovia das cachoeiras”, em Presidente Figueiredo (a 119 quilômetros de Manaus). A estrada é porta de entrada para mais de 200 atrativos naturais e turísticos do município, além de essencial para o escoamento da produção rural e para a mobilidade de moradores e visitantes.
No km 68, que liga a sede do município à Vila de Balbina, Cidade acompanhou a execução da operação tapa-buracos realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). Segundo ele, a melhoria já trouxe reflexos imediatos para quem depende da via.
“Foi uma demanda apresentada por moradores, empresários, comerciantes e produtores rurais da Terra das Cachoeiras. Em julho recebi um grupo de lideranças na Assembleia e tivemos a boa notícia, por parte do governo, de que as obras emergenciais estavam em andamento. Hoje vim constatar que o serviço já repercute de forma positiva nas condições de tráfego da rodovia”, afirmou o presidente.
A estrada, além de atender diariamente produtores, comerciantes e turistas, é considerada vital para o turismo da região, dando acesso a pontos como a Caverna do Maroaga, a Gruta da Judéia, a Cachoeira Santuário e a Pedra Furada.
Antes da vistoria, Roberto Cidade se reuniu com lideranças de 16 comunidades localizadas ao longo da Estrada de Balbina e do Ramal da Morena, ao lado do secretário-executivo adjunto da Sepror, Ricelli Pontes.
O presidente da Comissão Todos Pela AM-240, produtor rural e comerciante Jhony Oliveira, agradeceu pela viabilização dos serviços e destacou o alívio imediato. “Reduziram os impactos para os moradores que dependem da estrada. Só temos a agradecer por esse serviço emergencial. Isso traz impacto positivo para o turismo, para Vila de Balbina, para comércios e empresas que entregam seus produtos. Agora esperamos a obra definitiva, com sinalização e boa trafegabilidade”, disse.
A empresária Tânia Rodrigues também ressaltou a importância da articulação. “Essa parceria é de extrema importância para moradores, agricultores, produtores rurais e empresários do agronegócio. Os transtornos causados pela buraqueira cessaram, tornando a via mais acessível. Estamos ansiosos pela pavimentação e pela sinalização, já que à noite a neblina dificulta bastante a visibilidade dos motoristas”, afirmou.
Os requerimentos apresentados por Roberto Cidade incluem a recuperação asfáltica, nova sinalização vertical e horizontal, além da limpeza das margens da rodovia. A expectativa da Seinfra é que o projeto de revitalização completa da AM-240 seja concluído ainda no segundo semestre deste ano.