27/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Rodovia das cachoeiras é recuperada e presidente da Aleam destaca impacto no turismo

Publicado em 17 de agosto, 2025

Rodovia das cachoeiras é recuperada e presidente da Aleam destaca impacto no turismo

Recuperação emergencial da AM-240 melhora segurança viária e fortalece acesso a atrativos turísticos em Presidente Figueiredo. (Foto: Artur Gomes)

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), vistoriou neste sábado (16/8) as obras emergenciais de recuperação da rodovia AM-240, conhecida como “rodovia das cachoeiras”, em Presidente Figueiredo (a 119 quilômetros de Manaus). A estrada é porta de entrada para mais de 200 atrativos naturais e turísticos do município, além de essencial para o escoamento da produção rural e para a mobilidade de moradores e visitantes.

No km 68, que liga a sede do município à Vila de Balbina, Cidade acompanhou a execução da operação tapa-buracos realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). Segundo ele, a melhoria já trouxe reflexos imediatos para quem depende da via.

“Foi uma demanda apresentada por moradores, empresários, comerciantes e produtores rurais da Terra das Cachoeiras. Em julho recebi um grupo de lideranças na Assembleia e tivemos a boa notícia, por parte do governo, de que as obras emergenciais estavam em andamento. Hoje vim constatar que o serviço já repercute de forma positiva nas condições de tráfego da rodovia”, afirmou o presidente.

A estrada, além de atender diariamente produtores, comerciantes e turistas, é considerada vital para o turismo da região, dando acesso a pontos como a Caverna do Maroaga, a Gruta da Judéia, a Cachoeira Santuário e a Pedra Furada.

Reunião com comunidades

Antes da vistoria, Roberto Cidade se reuniu com lideranças de 16 comunidades localizadas ao longo da Estrada de Balbina e do Ramal da Morena, ao lado do secretário-executivo adjunto da Sepror, Ricelli Pontes.

O presidente da Comissão Todos Pela AM-240, produtor rural e comerciante Jhony Oliveira, agradeceu pela viabilização dos serviços e destacou o alívio imediato. “Reduziram os impactos para os moradores que dependem da estrada. Só temos a agradecer por esse serviço emergencial. Isso traz impacto positivo para o turismo, para Vila de Balbina, para comércios e empresas que entregam seus produtos. Agora esperamos a obra definitiva, com sinalização e boa trafegabilidade”, disse.

A empresária Tânia Rodrigues também ressaltou a importância da articulação. “Essa parceria é de extrema importância para moradores, agricultores, produtores rurais e empresários do agronegócio. Os transtornos causados pela buraqueira cessaram, tornando a via mais acessível. Estamos ansiosos pela pavimentação e pela sinalização, já que à noite a neblina dificulta bastante a visibilidade dos motoristas”, afirmou.

Próximos passos

Os requerimentos apresentados por Roberto Cidade incluem a recuperação asfáltica, nova sinalização vertical e horizontal, além da limpeza das margens da rodovia. A expectativa da Seinfra é que o projeto de revitalização completa da AM-240 seja concluído ainda no segundo semestre deste ano.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.