25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Exposição no Palacete Provincial apresenta a biodiversidade amazônica e celebra Data Nacional da Suíça

Publicado em 08 de agosto, 2025

Foto: Divulgação

A exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade”, que teve pré-estreia no dia 1º de agosto para celebrar a Data Nacional da Suíça, foi aberta ao público, na última quinta-feira, (7), no Palacete Provincial, em Manaus. Educativa e tecnológica, a mostra destaca as contribuições históricas da Suíça à preservação da biodiversidade amazônica.

Com ilustrações de 337 espécies de aves amazônicas pertencentes ao acervo do Museu de História Natural de Berna, na Suíça, e 22 xilogravuras coloridas de flores brasileiras, a exposição apresenta o trabalho do naturalista suíço Emílio Goeldi e do artista Oswaldo Goeldi, filho do cientista. A mostra fica em Manaus até 14 de setembro.

Na pré-estreia, na Data Nacional da Suíça, uma recepção organizada pelo Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, pesquisadores, startups, além da comunidade suíça no Estado do Amazona, formada por mais de 60 famílias, que contribuem ativamente para o fortalecimento das boas relações entre o estado e a Suíça.

O cônsul geral da Suíça no Rio de Janeiro, Michael Schweizer, disse que a exposição reforça os laços e o intercâmbio cultural e científico entre Suíça e Brasil, além de fortalecer as ações pela preservação da floresta. “Celebramos o Dia Nacional da Suíça, 1º de agosto, em Manaus, e abrimos uma exposição que mostra a conexão entre a Suíça e a região amazônica”, afirmou o cônsul.

“Estamos aqui celebrando Emílio Goeldi, um naturalista suíço que estava no Brasil muitos anos atrás para esta causa. Esse legado suíço-brasileiro na Amazônia faz parte do programa rumo à COP 30, Road to Belem, da Embaixada Suíça junto com o Time Suíça no Brasil”, destacou Schweizer.

Ponte

A curadora institucional Lani Goeldi ressaltou que a exposição funciona como ponte entre o conhecimento científico e o público. “Toda essa exposição foi feita na Amazônia. Emílio Goeldi percorreu a floresta para fazer a catalogação durante seis anos. A publicação, datada de 1900, era uma obra científica. Em 2013, eu trouxe as obras para o Brasil. Em 2022, com apoio da Suíça, nós abrimos essa exposição”, disse Lani.

A mostra, segundo ela, ganha relevância no momento em que o mundo volta os olhos para a Amazônia na COP 30. “Na porta da entrada da COP 30, nós estamos reforçando que muitas dessas aves estão extintas. Temos que mostrar o que Goeldi viu. Ele foi um homem extremamente visionário”, afirmou Lani.

A exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade” integra o Road to Belem, programa que reúne várias atividades do Time Suíça no Brasil com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a prosperidade por meio da identificação de soluções sustentáveis, compartilhadas e inovadoras, com foco na COP 30, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que será realizada em novembro de 2025, em Belém, capital do Pará.

A pré-estreia também marcou o encerramento da última etapa do nexBio Amazônia 2025, um programa de imersão no mercado amazônico para empreendedores e pesquisadores, que visa facilitar a cocriação de soluções sustentáveis para o desenvolvimento da bioeconomia na região.

Serviço

Exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade”
Local: Palacete Provincial, Praça Heliodoro Balbi, Centro de Manaus
Data: de 7 de agosto a 14 de setembro de 2025
Horário: 9h às 15h | Entrada gratuita

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.