10/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

‘Agosto Lilás’: Sejusc realiza ações de conscientização nos semáforos da capital

Publicado em 07 de agosto, 2025

‘Agosto Lilás’: Sejusc realiza ações de conscientização nos semáforos da capital

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promoveu, nesta quinta-feira (07/08), ações de conscientização em apoio ao “Agosto Lilás”, campanha nacional de combate à violência contra a mulher. As atividades foram realizadas em semáforos das zonas norte e sul de Manaus, com a distribuição de ventarolas informativas para motoristas e pedestres, além da exibição de faixas educativas com mensagens de enfrentamento à violência.

Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a proteção e valorização da mulher. Ela destaca a Lei Maria da Penha, que completa 19 anos no dia 7 de agosto, como um marco na luta pelos direitos das mulheres.

Data

“É uma data para relembrar a luta, a inclusão e a dignidade das mulheres. Somente neste ano, mais de 7 mil mulheres já foram atendidas em nossos equipamentos, e cerca de 30 mil pessoas foram alcançadas com informação, canais de denúncia e orientações sobre toda a rede de proteção existente no estado”, destaca a secretária.

As ações do “Agosto Lilás” continuam ao longo de todo o mês, com a realização de blitze educativas, rodas de conversa e eventos de mobilização social em diferentes regiões da cidade. A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Syrlan Picanço, também reforçou a importância de dar visibilidade à legislação e garantir que as mulheres conheçam seus direitos.

“A Lei Maria da Penha foi criada para que as mulheres se sintam seguras e protegidas. Não queremos que essas mulheres sejam apenas números. Elas têm nome, têm família e merecem respeito. Essas ações mostram onde encontrar nossos serviços, como acessar os canais de denúncia e, principalmente, onde podem ser acolhidas com dignidade e segurança”, pontua a gestora.

Atividades

Durante todo o mês as atividades contra a violência de gênero serão reforçadas. A população pode contribuir com o enfrentamento à violência contra a mulher por meio dos canais de denúncia, como o Disque 180 da Central de Atendimento à Mulher, o Disque 100 da Violação de Direitos Humanos, delegacias especializadas e comuns, além de aplicativos de denúncia anônima, como o Proteja Brasil.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.