10/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Manicoré celebra tradição e cultura com 47º Festival Folclórico nos dias 8 e 9 de agosto

Publicado em 06 de agosto, 2025

Manicoré celebra tradição e cultura com 47º Festival Folclórico nos dias 8 e 9 de agosto

As agremiações que darão brilho ao festival representam a diversidade, a fé e o dinamismo cultural das comunidades manicoreenses (Foto: Divulgação)

A cidade de Manicoré (a 333 km de Manaus) se prepara para sediar o 47º Festival Folclórico, maior manifestação cultural do sul do Amazonas. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de agosto de 2025, no Parque de Exposições Domingos Galdino de Melo, reunindo sete tradicionais grupos folclóricos que enchem de cores, dança e tradição a arena da festa.

Promovido pela Prefeitura de Manicoré e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), o festival é um dos mais significativos marcos culturais, sociais e econômicos da Princesinha do Madeira, e conta com o apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“Por aproximadamente três meses, Manicoré se prepara para o evento, com a realização dos tradicionais forrós de rua e os ensaios nas quadras dos bairros, que se transformam em pontos de efervescência cultural, mobilizando a população e criando um verdadeiro clima de celebração. O Festival Folclórico de Manicoré é mais que uma festa. É um legado cultural, um símbolo de união e orgulho, e uma poderosa engrenagem de desenvolvimento para o município, o qual tem o total apoio do governo municipal, por meio do prefeito Lúcio Flávio, e com incentivo através de repasses”, destacou a secretária municipal de Cultura, Adrienne Cidade.

As agremiações que darão brilho ao festival representam a diversidade, a fé e o dinamismo cultural das comunidades manicoreenses.

São elas:

  • Os Granfinos na Roça (vermelho e branco)
  • Os Caipiras na Roça (azul e branco)
  • Juna de Auxiliadora (vermelho e amarelo)
  • Unidos de Mazzarello (verde e rosa)
  • Juventude Unida do Manicorezinho (azul e vermelho)
  • Juventude na Roça de São Sebastião (verde e vermelho)
  • Explosão Junina (marrom, verde, rosa e branco)

A ordem das apresentações será definida por sorteio. Na primeira noite, se apresentam quatro grupos, e na segunda, os três restantes. Os horários seguirão o regulamento oficial do festival.

Afonso Cearense

Entre as atrações, o destaque musical ficará por conta do cantor Afonso Cearense, que encerra a programação com um show voltado ao público forrozeiro, no dia 9 de agosto.

Afonso é conhecido por sua voz marcante e repertório animado, com influências do forró nordestino, do pé de serra e da vaquejada.

Com a carreira consolidada, Afonso Cearense já se apresentou em diversos municípios do interior do Estado e conquistou o público com sucessos autorais e versões populares de clássicos do gênero.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.