12/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

STF julga ex-cúpula da PM-DF por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro

Publicado em 05 de agosto, 2025

STF julga ex-cúpula da PM-DF por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro

Sete oficiais da Polícia Militar do DF podem pegar mais de 20 anos de prisão. (Foto: Arquivo)

O Supremo Tribunal Federal (STF) dará início, nesta sexta-feira (8), ao julgamento das primeiras autoridades acusadas de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Serão julgados sete oficiais da antiga cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), incluindo ex-comandantes e coronéis, por crimes como omissão, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio público.

O julgamento ocorrerá no plenário virtual da Primeira Turma do STF, com previsão de término em 18 de agosto. Até o momento, o Supremo já condenou 643 pessoas por participação nos ataques, mas nenhuma delas ocupava cargo de comando nas forças de segurança ou no governo.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), os sete réus se omitiram no cumprimento do dever de proteger os prédios públicos e, de forma subjetiva, se aliaram aos manifestantes que acampavam em Brasília. A denúncia afirma que a antiga cúpula da PM-DF descumpriu obrigações previstas na Constituição, em legislações locais e nas normas internas da corporação.

Quem são os réus:

Coronel Fábio Augusto Vieira (ex-comandante-geral)

Coronel Klepter Rosa Gonçalves (subcomandante-geral)

Coronel Jorge Eduardo Barreto Naime

Coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra

Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos

Major Flávio Silvestre de Alencar

Tenente Rafael Pereira Martins

Eles foram presos preventivamente em 2023, durante a Operação Incúria, mas atualmente respondem em liberdade com medidas cautelares.

As penas combinadas podem ultrapassar 20 anos de prisão. A denúncia, assinada pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, também envolve nomes como o ex-presidente Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid e ex-ministros de Estado.

O que dizem os citados:

A defesa de Paulo José Ferreira afirma que ele é “totalmente inocente” e que a denúncia não foi comprovada. Já os advogados de Klepter Rosa Gonçalves alegam que ele não ocupava o comando-geral no dia dos atos e que não tem ligação política. A advogada de Rafael Pereira Martins informou que se manifestará apenas nos autos.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.