
Implurb representa a cidade em seminário da Cooperação Brasil-Alemanha sobre redes, sustentabilidade e futuro das cidades. (Foto: Maxwell Oliveira/ Implurb)
Nos dias 13 e 14 de agosto, a cidade de Manaus estará representada em Brasília durante o evento de encerramento do projeto “Cidade Presente” e da Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Andus), promovido pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil, por meio da agência GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).
Com o tema “A cidade é o caminho para o futuro – Conquistas e novos rumos para a Transformação Urbana”, o encontro reunirá especialistas, gestores públicos e organizações para debater práticas sustentáveis e inovadoras no planejamento das cidades brasileiras. As atividades ocorrem no espaço Porto Vittoria.
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), participará da mesa-redonda “Transformação das Organizações e Pessoas”, no segundo dia do evento (14), com o tema “Como fazer a sua Rede funcionar?”. A apresentação trará reflexões sobre a atuação de redes colaborativas como a Redus (Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável), a InRede (Rede Brasileira de Institutos de Planejamento), a Rede Periferia Viva e outras iniciativas que trabalham a mobilidade, o planejamento e o fortalecimento institucional.
O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou a importância da participação de Manaus em espaços de cooperação internacional. “Discutiremos caminhos para o futuro das cidades, envolvendo integração, reabilitação de territórios, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Manaus tem práticas a compartilhar e muito a aprender”, disse.
Segundo ele, eventos como este promovido pela GIZ e pelo projeto Andus são fundamentais para adquirir conhecimento técnico e ampliar a visão sobre o desenvolvimento urbano. “Representamos a gestão do prefeito David Almeida e também a InRede, na qual atuo como vice-presidente. É uma oportunidade para ampliar parcerias e fortalecer a política urbana de Manaus”, concluiu.
Além de promover a troca de experiências, o evento celebra os avanços já conquistados na cooperação entre Brasil e Alemanha, com foco em continuidade das ações e engajamento de novos parceiros.
O projeto Andus – Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável – é uma parceria técnica entre os governos brasileiro e alemão, que atua em nível nacional e local para aprimorar políticas públicas e fortalecer a governança urbana. Já o “Cidade Presente” é a evolução do antigo projeto DUS (Desenvolvimento Urbano Sustentável) e tem como foco central a promoção de cidades mais inclusivas, resilientes ao clima e com maior qualidade de vida, especialmente para populações em situação de vulnerabilidade.
Veja mais notícias em Geral