02/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governo e Consulado do Japão inauguram Cozinha Escola da FUnATI em Manaus

Publicado em 23 de julho, 2025

Foto: Janailton Falcão/Secom

Nesta quarta-feira (23/07), o governador do Amazonas, Wilson Lima, em parceria com o Consulado do Japão em Manaus, inaugurou a Cozinha Escola da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI). A nova estrutura tem como foco principal oferecer capacitações na área de alimentação para idosos, promovendo hábitos saudáveis e oportunidades de qualificação profissional.

“O Amazonas tem uma relação muito longeva com o Japão. Essa era uma ideia antiga e agora conseguimos concretizar esse sonho que é oferecer cursos da culinária amazônica e da culinária japonesa. Aqui os idosos vão ter a oportunidade de aprender, vão ser certificados de forma gratuita, com a possibilidade de, a partir daqui, começarem a empreender”, afirmou Wilson Lima durante a entrega do espaço.

A parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da FUnATI, e o governo japonês, conta com apoio financeiro do Programa de Assistência a Projetos Comunitários (APC), mantido pelo governo japonês.

Participaram da cerimônia o cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa; o deputado estadual, Abdala Fraxe; o vereador Diego Afonso; o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro; o diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque; e o defensor público Marcelo Pinheiro, coordenador do Núcleo de Atendimento e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Defensoria Pública.

Foto: Janailton Falcão/Secom

A presença do cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa, durante a inauguração, reforçou o estreitamento das relações entre o governo estadual e o consulado japonês, que já vem sendo consolidado em outras frentes de cooperação, especialmente nas áreas de educação e infraestrutura.

“Este empreendimento representa um marco histórico, pois trata-se da primeira cozinha escola pública voltada para terceira idade no Amazonas e por meio delas serão oferecidos cursos de culinária e capacitação profissional para promover a saúde, inclusão social e geração de renda. Esperamos que essa estrutura contribua significativamente para a qualidade de vida dos participantes”, afirmou o cônsul.

Cozinha Escola

A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida dos alunos da FUnATI por meio da educação alimentar, com enfoque na autonomia financeira dos idosos. A previsão é de que, no segundo semestre de 2025, sejam realizados oito cursos, com até 15 alunos por turma e carga horária de 40 horas por curso. O espaço físico possui cerca de 90 metros quadrados e conta com uma cozinha equipada, depósito e dois vestiários, prontos para receber turmas nos turnos da manhã e tarde.

A Cozinha Escola irá ofertar cursos e oficinas de culinária com temáticas voltadas à realidade local, como a Dieta Amazônica, baseada no livro homônimo do reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, Café Amazônico e Panificação, com aulas práticas sobre o preparo de pães e pizzas. Além disso, também estão programadas aulas voltadas para a gastronomia do Japão.

Foto: Janailton Falcão/Secom

A ação integra as estratégias do Governo do Amazonas de fortalecimento das políticas públicas para o envelhecimento saudável, além de ampliar o acesso da população idosa à capacitação profissional e ao empreendedorismo. Os cursos serão ministrados por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Lazer da fundação.

A aposentada Liane de Sousa, de 65 anos, frequenta a fundação há 12 anos. Animada para o início dos cursos, ela destaca a importância do espaço para idosos que ainda buscam estar em atividade.

“Eu estou muito feliz porque vai ser uma renda que eu estou buscando. Eu estou viva e eu tenho força para trabalhar porque aqui também é saúde. Me emocionei, porque eu não tinha ideia de como estaria. Já estou querendo começar o curso”, disse Liane.

Parcerias

Além da Cozinha Escola, o Governo do Amazonas mantém parcerias com o Japão em outras áreas. No campo educacional, por exemplo, o estado conta com ensino bilíngue em duas escolas estaduais: a EETI Professor Djalma da Cunha Batista e a EETI Professor Jacimar da Silva Gama. Também foi inaugurada, em 2024, uma quadra esportiva na Escola Estadual Cívico-Militar Professor Nelson Alves Ferreira.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.