06/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Caso Bruno e Dom: Justiça aceita denúncia e acusado de ser mandante dos assassinatos se torna réu

Publicado em 22 de julho, 2025

Caso Bruno e Dom: Justiça aceita denúncia e acusado de ser mandante dos assassinatos se torna réu

Nesta segunda-feira (21), no Amazonas, a Justiça Federal aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e tornou réu Ruben Dario Villar, o Colômbia, acusado de ser o mandante dos crimes que levaram à morte o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, que estava em missão na região do Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas. A denúncia do MPF foi entregue à Justiça no último dia 5 de junho, data em que o caso completou três anos.

Denúncia

A denúncia foi apresentada pelo procurador da República Guilherme Diego Rodrigues Leal, com auxílio do Grupo de Apoio ao Tribunal do Júri (GATJ) ao juízo da Subseção Judiciária Federal de Tabatinga (AM), onde o processo tramita.

De acordo o MPF, Colômbia, por meio das ações de Amarildo da Costa Oliveira, Jefferson da Silva Lima e Oseney da Costa de Oliveira, que agiam sob o comando do denunciado, matou, por motivo torpe, mediante emboscada e com recurso que dificultou a defesa dos ofendidos, o indigenista Bruno da Cunha Pereira e o jornalista britânico Dominic Mark Phillips, este último para assegurar a ocultação e a impunidade do crime anterior.

Investigações

Segundo as investigações, Colômbia era líder de uma organização criminosa que operava de forma estruturada e hierarquizada, visando a obtenção de lucro por meio da pesca e da caça ilegais na Terra Indígena Vale do Javari. O acusado fornecia os recursos materiais, como embarcações, armamento e combustível, necessários à pesca e à caça ilegais e, posteriormente, garantia a aquisição dos produtos ilícitos que eram por ele revendidos em território peruano e colombiano.

Também nesta segunda-feira, a Justiça Federal levantou o sigilo dos autos, atendendo ao pedido feito pelo MPF, a fim de que as informações estejam disponíveis para a população.

Executores

Em relação ao processo dos executores, o MPF solicitou, na última sexta-feira (18), o desaforamento, que é a transferência do julgamento em plenário do Júri, para outra localidade. O MPF quer que o plenário do Júri dos executores seja realizado em Manaus.

Processos:
1000481-09.2022.4.01.3201 – executores (desaforamento)
1000199-34.2023.4.01.3201 – mandante (sigilo levantado)

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.