11/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Parceria entre Prefeitura de Manaus e TJAM é reforçada para promover ‘Justiça Restaurativa’ nas escolas municipais

Publicado em 21 de julho, 2025

Foto: Mário Oliveira/Semed

A Prefeitura de Manaus e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) reforçaram, nesta segunda-feira, 21/7, a parceria voltada à promoção da “Justiça Restaurativa” nas unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Em reunião na sede do TJAM, o secretário da Semed, Júnior Mar, e o presidente do Tribunal, desembargador Gilmar Fernandes, discutiram o fortalecimento das ações conjuntas e o avanço da cultura de paz no ambiente escolar.

Durante o encontro, Júnior Mar convidou oficialmente o presidente do TJAM para o 1º Workshop de Justiça Restaurativa da Semed, previsto para novembro deste ano. O evento será realizado no auditório do Tribunal e será aberto ao público.

A colaboração entre as instituições, que já dura quatro anos, é desenvolvida por meio do Núcleo de Parcerias Institucionais (NUP) da Semed, Escola Superior da Magistratura, da Escola Judiciária e da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas. As ações visam implantar práticas restaurativas como alternativa para a resolução de conflitos escolares, promovendo o respeito mútuo e prevenindo situações de violência.

O titular da Semed destacou o impacto positivo do projeto no ambiente escolar. “Hoje, já temos 40 professores formados em Justiça Restaurativa e aplicando as técnicas nas escolas municipais. Atendemos à orientação do prefeito David Almeida de promover um trabalho integrado, unindo a atuação técnica da educação com a experiência do Tribunal de Justiça, visando a prevenção de conflitos. Nosso objetivo é construir uma rotina escolar mais saudável, evitando que situações de atritos ganhem espaço”, afirmou Júnior Mar.

Bullying

O juiz Luís Cláudio Chaves, titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas, também reforçou a importância da parceria, principalmente no enfrentamento ao bullying, que é uma das principais causas da violência nas escolas.

“Essa parceria busca antecipar os problemas e resolvê-los ainda no ambiente escolar. O bullying, por exemplo, está na origem de grande parte dos episódios de violência. Por isso, estamos entregando essa ferramenta para que os professores conduzam essa política nas escolas, com o suporte do tribunal. Quem melhor entende a dinâmica com os estudantes são os profissionais da educação”, afirmou o magistrado.

Nos últimos dois anos, cerca de 136 escolas e 700 estudantes já foram diretamente impactados por palestras e outras ações educativas realizadas por meio da parceria. Mais detalhes sobre o workshop serão divulgados nos próximos meses.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.