24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Metade dos brasileiros aumentou despesas em 2025, revela levantamento

Publicado em 19 de julho, 2025

Metade dos brasileiros aumentou despesas em 2025, revela levantamento

Levantamento revela que 49% gastaram mais do que em 2024; apenas 40% revisaram metas financeiras traçadas no início do ano. (Foto: Reprodução)

O planejamento financeiro traçado no início do ano não saiu como esperado para grande parte da população brasileira. Um levantamento divulgado pela Serasa revela que 49% dos brasileiros afirmam ter gastado mais no primeiro semestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024.

Entre os entrevistados, apenas 40% afirmaram ter revisitado as metas financeiras definidas no começo do ano, o que indica uma falta de acompanhamento contínuo do orçamento pessoal.

Segundo o estudo, pagar as contas em dia era o principal objetivo financeiro de 49% dos brasileiros para este ano. Em seguida, 38% declararam que pretendiam controlar melhor o orçamento mensal, 29% queriam economizar uma parte do salário todo mês, 21% planejavam investir parte da renda e 19% tinham como meta limitar os gastos com lazer.

Desafios que impactaram o orçamento

As dificuldades para manter o planejamento estiveram ligadas, principalmente, ao aumento do custo de vida (apontado por 29% dos participantes), ao acúmulo de dívidas com cartão de crédito e empréstimos (21%) e a gastos inesperados com saúde (13%).

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.