24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Tadeu de Souza destaca avanço do Amazonas como polo de cultura e turismo

Publicado em 16 de julho, 2025

Tadeu de Souza destaca avanço do Amazonas como polo de cultura e turismo.

Vice-governador reforça importância da cultura para o desenvolvimento econômico e celebra a valorização dos artistas locais durante o Amazonas Green Jazz Festival. (Foto: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-Governadoria)

O vice-governador Tadeu de Souza (Avante) afirmou que o Amazonas se tornou um polo cultural que atrai grandes artistas de todo o mundo com a consolidação do Amazonas Green Jazz Festival. A declaração foi durante a cerimônia de lançamento da edição 2025 do evento, realizada no Teatro Amazonas, no Centro da capital, na noite de terça-feira (15/07).

O festival ocorrerá de 1º a 10 de agosto deste ano. De acordo com o vice-governador, eventos como esse inserem Manaus na rota mundial dos grandes festivais de jazz, contribuindo para movimentar a economia por meio do turismo e da música.

“Esse festival tornou o Amazonas um polo cultural e um destino para grandes artistas. Conseguimos criar uma estrutura de formação profissional. Um festival de jazz com sotaque brasileiro e com a alma da imensidão amazônica”, ressaltou o vice-governador durante discurso para a plateia que lotou o Teatro Amazonas.

O evento de abertura apresentou o tema “Brasileiro Sou! Alma, Som e Identidade”, e a atração da noite foi a Amazonas Band, sob regência do maestro Rui Carvalho, coordenador do festival desde a primeira edição, em 2006. O show incluiu clássicos da banda, além da obra que dá título ao álbum a ser lançado durante o festival, “A Onça e o Pajé”.

“Eventos assim consolidam um arranjo cultural longevo, e muito se deve à dedicação, à estratégia, à alma e à digital de uma pessoa como o maestro Rui Carvalho, que está aqui desde o início. Temos uma política cultural para quem quer ter a oportunidade de realizar o sonho de ser artista. E muito se deve a esses profissionais que atuam nos bastidores da Secretaria de Cultura. O festival espelha a grandeza da Amazônia”, enfatizou Tadeu.

A primeira edição do Amazonas Green Jazz Festival ocorreu em julho de 2006, já sob a coordenação do maestro Carvalho. Em 2022, o evento foi rebatizado, mas manteve a direção artística de seu fundador.

Participaram do lançamento oficial o secretário de Estado de Cultura, Caio André; o diretor-presidente da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas (Funtec), Oswaldo Lopes; e o presidente da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam), Breno Penha.

Também estiveram presentes o presidente da Agência de Desenvolvimento Cultural (AADC), Edvaldo Machado Júnior; e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim.

Programação

Ao todo, serão mais de dez espetáculos de artistas nacionais e internacionais durante o Amazonas Green Jazz Festival 2025 durante os dez primeiros dias de agosto. A programação inclui grandes nomes como a National Youth Orchestra Jazz (NYO Jazz), a big band jovem da Fundação Carnegie Hall, uma das mais renomadas casas de concertos do mundo, além do cantor Ivan Lins e do pianista pernambucano Amaro Freitas, indicado ao Grammy Latino de 2024.

A edição deste ano vai enfatizar a herança musical do Brasil, com apresentações no Teatro Amazonas e programação cultural em outros espaços da cidade. Os ingressos estão disponíveis no site: www.amazonasgreenjazzfestival.com.br.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.