24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

PF deflagra operação para combater garimpo ilegal de cristais de quartzo

Publicado em 03 de julho, 2025

PF deflagra operação para combater garimpo ilegal de cristais de quartzo

Na tarde desta quarta-feira (2/7), a Polícia Federal (PF), com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deflagrou a “Operação Prisma” para combater o garimpo ilegal de cristais de quartzo. A ação ocorreu na zona rural de Felício dos Santos (MG), a aproximadamente 80 quilômetros de Diamantina (MG), o principal centro urbano da região.

Estima-se que cerca de 250 garimpeiros estejam atuando ilegalmente na extração de cristais na área, visando obter lucro com a venda do mineral a compradores locais. Essa atividade ilegal tem gerado sérios danos ao meio ambiente.

Extração mineral

Em dois pontos de extração mineral, foram detidas pessoas e apreendidos veículos. No distrito de Senador Mourão, em Diamantina/MG, quatro pessoas foram presas e quatro veículos apreendidos. Já em Felício dos Santos (MG), cinco pessoas foram presas e nove veículos apreendidos. O auto de prisão em flagrante foi lavrado pela Polícia Federal, enquanto a Polícia Militar realizou buscas adicionais nas áreas de garimpo.

A operação policial continuará nos próximos dias, com o objetivo de impedir o retorno dos garimpeiros aos locais de extração ilegal.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.