22/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

MP recomenda reforma na Casa de Apoio de Pacientes de Maraã, localizada em Manaus

Publicado em 29 de junho, 2025

Foto: Divulgação/MPAM

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da promotoria de Justiça de Maraã, expediu recomendação ao prefeito e aos secretários municipais de Saúde e Assistência Social, cobrando medidas imediatas para a reforma e adequação da Casa de Apoio de Pacientes do Município de Maraã, situada em Manaus. O documento é resultado de procedimento administrativo instaurado a partir de denúncia anônima e vistoria realizada no local no dia 25 de junho de 2025.

Segundo o promotor de Justiça Marcos Túlio Pereira Correia Júnior, responsável pela apuração, a situação encontrada é alarmante. “Esse procedimento administrativo teve origem em uma denúncia anônima e trata da casa de apoio, que fica localizada no município de Manaus, mas que atende o município de Maraã. O município possui um aluguel de uma casa de apoio para atender os pacientes e seus familiares quando precisam vir à capital para um atendimento mais especializado, que não é prestado no interior. E o que foi constatado foram medicamentos sem o devido armazenamento, uma piscina totalmente inapropriada para o banho, alimentação inadequada e a própria ambulância, que vive apresentando problema”, declarou o promotor.

Durante a vistoria, foram identificadas diversas irregularidades graves, como piscina interditada e inutilizável, banheiros em condições precárias, alimentação insuficiente e armazenamento inadequado de medicamentos, contrariando normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre segurança sanitária.

Diante do cenário, o MPAM recomendou à Prefeitura de Maraã a elaboração, em 30 dias, de um projeto técnico completo para a reforma do imóvel, incluindo recuperação da piscina, reforma dos banheiros, adequações sanitárias na cozinha e a construção de local apropriado para armazenamento de medicamentos.

Também foi recomendada a abertura de processo licitatório para contratação das obras, destinação de recursos orçamentários e apresentação de cronograma detalhado para a execução das reformas. O MPAM ainda requereu informações sobre o contrato de aluguel da casa, a justificativa para a escolha do imóvel e os comprovantes de pagamento.

A Secretaria Municipal de Saúde deverá apresentar relatório com o número de pacientes atendidos, capacidade de acolhimento, especialidades médicas disponíveis, equipe de trabalho e necessidades identificadas para a melhoria do serviço. Medidas emergenciais também foram solicitadas, como melhorias na alimentação, limpeza geral das instalações e regularização do depósito de medicamentos.

A recomendação foi encaminhada também ao Conselho Municipal de Saúde, que deverá acompanhar a execução das medidas, além de determinar a ampla divulgação das ações à população e a criação de ouvidoria para recebimento de reclamações. O MPAM fixou prazo de dez dias para que as autoridades municipais se manifestem sobre o cumprimento das providências.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.