10/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Tratamento de cânceres pulmonares e outras doenças dos órgãos da caixa torácica é tema de evento duplo no Hospital Getúlio Vargas

Publicado em 25 de junho, 2025

Foto: Divulgação

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas e a Associação Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica, iniciou ontem o VII Simpósio de Oncologia Torácica e o V Workshop de VATS de Tórax. Os eventos, que terminam hoje (25/6), contam, ainda, com o apoio da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica.

A iniciativa tem por objetivo discutir os avanços da ciência que envolve o tratamento das doenças dos órgãos da caixa torácica e abordar temas voltados ao diagnóstico e ao tratamento de neoplasias pulmonares.

O V Workshop de VATS de Tórax será presencial, no centro cirúrgico do HUGV, uma vez que envolve a parte prática. E o VII Simpósio de Oncologia Torácica poderá ser assistido de forma online para os inscritos de outros municípios (vagas limitadas) e de forma presencial por profissionais e acadêmicos de saúde residentes em Manaus (auditório do 4º andar – Torre Acadêmica).

O V Workshop de VATS de Tórax abrange quatro cirurgias, sendo duas lobectomias por VATS, uma traqueoplastia e uma correção de pectus por técnica minimamente invasiva. Os procedimentos contarão com a participação dos cirurgiões torácicos Humberto Oliveira, do Distrito Federal, e Marcos Tavares e Geraldo Roger Normando, do Pará.

As cirurgias tiveram início ontem, após apresentação dos casos clínicos, atividade esta restrita aos cirurgiões e profissionais do Centro Cirúrgico. No entanto, o evento foi gravado e os vídeos ficarão disponíveis nos canais do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Faculdade de Medicina da Ufam e da Associação Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica no YouTube.

Mesas redondas

Ontem, as mesas redondas tiveram como tema central “Atualidades no câncer de pulmão”, abordando o Manejo de CPNPC estágios II-III; Segmentectomias no Câncer de Pulmão; Robótica no Tratamento do Câncer de Pulmão – Perspectivas Atuais; A importância da qualidade das biópsias, pré-analítico e os testes moleculares; SBRT no Tratamento do câncer de pulmão estádios I e II; finalizando com um panorama do câncer de pulmão no Estado do Amazonas.

Hoje, será realizada mesa redonda com temas relacionados ao trauma torácico: atendimento inicial no trauma torácico, atualidade em trauma de esôfago, toracotomia na emergência, fratura de arcos costais, princípio do tratamento de trauma das vias aéreas e trauma cardíaco.

O público-alvo será composto por cirurgiões torácicos, pneumologistas, oncologistas, patologistas e radiologistas de todo o país.

O evento tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – Fapeam, por meio EDITAL N. 001/2024 – Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas – PAREV.

Sobre a Ebserh

O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.