18/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

São Sebastião do Uatumã: agricultora familiar assistida pelo Idam inicia primeira colheita de café

Publicado em 16 de junho, 2025

São Sebastião do Uatumã: agricultora familiar assistida pelo Idam inicia primeira colheita de café

Em São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) deu início à colheita de café robustas amazônicos na segunda propriedade integrante do Projeto Prioritário (PP) do Café, uma iniciativa do órgão. Até o fim da atividade, prevista para ocorrer até agosto, deve ser colhida, pelo menos, uma tonelada da semente, o que corresponde a 10 sacas.

No primeiro dia de colheita, que aconteceu na sexta-feira (13/06), foram contabilizadas duas sacas de café, o que corresponde a 100 quilos, segundo a gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/São Sebastião do Uatumã, Kerolly Lopes. “O Idam tem acompanhado a agricultora familiar Juliani de Melo Monteiro desde o início da empreitada de difundir a cafeicultura no município e, agora, começamos a colheita na propriedade dela, que tem 0,8 hectare de área plantada”, disse.

Processo

A gerente destacou que o processo de colheita envolve um trabalho minucioso. “Essa é uma atividade que requer atenção, pois é necessário identificar os três tipos de café robustas amazônicos — precoce, intermediário e tardio — e separá-los para que os mesmos não se misturem”, pontuou Kerolly, ao acrescentar que a primeira remessa será destinada à participação em um concurso de café e, também, para o atender o mercado local.

Beneficiada com os serviços oferecidos pelo Idam, a agricultora familiar Juliani de Melo Monteiro, destacou a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) recebida para o impulsionamento da produção de café em São Sebastião do Uatumã. “Recebemos todas as orientações necessárias, da etapa do cultivo à colheita e comercialização, que têm sido indispensáveis para que tenhamos êxito na cafeicultura, com foco no aumento de produção e, ainda, de renda”, frisou.

Café

Para viabilizar a produção de café, a agricultora recebeu 50 kits com 30 mudas de cinco clones diferentes, que foram doados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e distribuídos pelo Idam.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.