02/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Distribuição de mudas de plantas frutíferas e ornamentais marca a ‘Semana do Meio Ambiente no TJAM’

Publicado em 06 de junho, 2025

Distribuição de mudas de plantas frutíferas e ornamentais marca a ‘Semana do Meio Ambiente no TJAM’

Em alusão ao “Dia Mundial do Meio Ambiente”, celebrado neste 5 de junho, a Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) promoveu uma ação voltada à valorização da natureza e ao incentivo da consciência ambiental, marcada pela distribuição de mudas frutíferas e ornamentais.

Nesta quinta-feira, a ação aconteceu nos Fóruns de Justiça Ministro Henoch Reia e Desembargadora Euza Naice de Vasconellos, ambos localizados no bairro São Franciso. E nesta sexta-feira (6), voltará a acontecer, desta vez no Edifício Des. Arnoldo Péres – Sede do Judiciário Estadual – e no Centro Administrativo José de Jesus F. Lopes, prédio anexo à Sede. A ação teve o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que doou 250 mudas (entre frutíferas e ornamentais) para distribuição.

Iniciativa

A iniciativa integra a programação da “Semana do Meio Ambiente” e tem o objetivo de fortalecer o compromisso do Judiciário amazonense com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. As mudas distribuídas – entre elas de pés de acerola, de graviola, de cacau e plantas ornamentais, como rabo de pavão – foram entregues aos servidores e magistrados para que possam ser cultivadas em residências, quintais e áreas comuns.

Divisão

Segundo o representante da Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade, Ivan Furtado, a ação busca incentivar a consciência ecológica dos servidores e também do público externo que frequenta os fóruns e que também puderam receber as mudas: “Cada muda representa uma escolha a favor da biodiversidade e de um futuro mais equilibrado para o planeta e para o nosso estado, que abriga parte vital da floresta amazônica. Buscamos a conscientização de cada um de nós sobre a importância da sustentabilidade e preservação do meio ambiente e que tenhamos uma população cada vez mais consciente e praticante da sustentabilidade”, afirmou Furtado.

5 de junho

A escolha do “Dia Mundial do Meio Ambiente” para intensificar a campanha, ressalta o simbolismo e a urgência do momento. Criada em 1972 pela ONU, a data convida governos, empresas e cidadãos de todo o mundo a refletirem sobre a degradação dos ecossistemas e a assumirem compromissos reais com sua proteção.

Neste ano, o tema global é “Nossa Terra. Nosso Futuro. Nós Somos a #GeraçãoRestauração”, um apelo à recuperação de áreas degradadas, ao combate às mudanças climáticas e à valorização da natureza como eixo central de políticas públicas e iniciativas locais.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.