03/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Com foco no SAEB, UEA capacita professores da rede municipal de Parintins

Publicado em 03 de junho, 2025

Com foco no SAEB, UEA capacita professores da rede municipal de Parintins

A formação ocorreu nos turnos matutino e vespertino no auditório Vandineth Pires, localizado no Centro de Estudos Superiores de Parintins (Foto: Pitter Freitas – SEMED/SECOM)

Nesta segunda-feira (02), professores e coordenadores pedagógicos de escolas do 5º ano do Ensino Fundamental participaram do 2º Encontro Formativo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), uma iniciativa promovida em parceria da Prefeitura de Parintins e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A formação ocorreu nos turnos matutino e vespertino no auditório Vandineth Pires, localizado no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA).

O encontro promovido no CESP teve como intuito preparar professores e equipes pedagógicas das escolas municipais para o Sistema de Avaliação da Educação Básica. O SAEB é um conjunto de avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para diagnosticar a educação básica brasileira a cada dois anos. Essa ferramenta é um dos itens usados como parâmetro para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A secretária de Educação, Gizelle Soares, esteve presente no encontro formativo e destacou a parceria entre Prefeitura de Parintins e UEA. Soares apontou os novos investimentos para potencializar as práticas pedagógicas nas escolas municipais e anunciou que alinhará com o Centro de Estudos Superiores de Parintins novas parcerias visando o SAEB.

A formação desta segunda-feira foi comandada pelo professor do CESP, Ágdo Régis, com ênfase em números e operações matemáticas. Durante sua exposição, o professor destacou nove descritores (elementos que detalham habilidades e competências avaliadas em cada disciplina e ano escolar) da disciplina Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental.

“A intenção é a gente estudar, a partir dos descritores, mas intercalando com as escalas de proficiência do SAEB. São muitas habilidades e nós solicitamos para os professores que eles estudassem a escala, os descritores e aqui no encontro fosse um momento de tirar dúvidas sobre essas escalas que eles possam ter sobre as habilidades. Também estaremos demonstrando materiais concretos como a tabuada repetida, tabuada móvel, material dourado e todo material que dá para trabalhar, dá para desenvolver as habilidades dos alunos a partir de materiais concretos”, detalhou o professor Ágdo Régis.

O professor Arnoud Batista, membro da Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental, evidenciou que a Secretaria Municipal de Educação alinhou um ciclo de formações para professores da rede. “Vai abranger tanto professores de Língua Portuguesa e Matemática nas séries iniciais, como nós também estamos tendo formação para SAEB de 9º ano do Ensino Fundamental. Essas formações visam principalmente auxiliar o professor no ano do SAEB para que ele possa realmente trabalhar, a partir dos descritores, as habilidades essenciais que os nossos alunos da rede necessitam para a melhoria da aprendizagem”, finalizou.

Veja mais notícias em Parintins

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.