
Foto: Divulgação
A Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Parintins (distante 369 km de Manaus) passará por uma parada técnica, programada entre os dias 31 de maio e 5 de junho, para viabilizar a substituição de dois módulos flutuantes intermediários, conforme previsto no Contrato nº 269/2025, atualmente em execução pela empresa Antonelly Construções e Serviços.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é o proprietário e responsável pela IP4. A Antonelly é a empresa contratada para a operação da instalação portuária e, neste momento, também para a execução da obra em curso.
A presente intervenção é de caráter preventivo e fundamental para garantir a segurança estrutural e operacional do porto. Diante do significativo aumento do fluxo de passageiros e cargas previsto para o Festival Folclórico de Parintins, é necessária a substituição dos flutuantes intermediários existentes para preservar a integridade da estrutura e assegurar a continuidade das operações, de forma segura e eficiente.
As novas estruturas foram produzidas em estaleiro especializado de Manaus, sob acompanhamento técnico do DNIT e da Antonelly. O comboio fluvial de transporte dos flutuantes já está em deslocamento para Parintins.

Foto: Divulgação
Na última segunda-feira, dia (26/05), foi realizada uma visita técnica de acompanhamento da produção, liderada pelo superintendente do DNIT/AM, Orlando Fanaia Machado, com a presença de representantes do Serviço de Manutenção Aquaviária, do Serviço de Construção Aquaviária da SRDNIT/AM e do corpo técnico da Antonelly. O encontro reforçou o alinhamento e o compromisso com a qualidade e os prazos da execução, previamente estabelecidos.
Os trabalhos seguem cronograma rigoroso, com execução contínua e respeitando todas as normas técnicas brasileiras e orientações da Marinha do Brasil, de forma a minimizar os impactos à população e aos usuários da IP4.
Veja mais notícias em Cidade