
A participação no Ensaio de Proficiência terá um custo de R$ 2.215,94, com pagamento à vista (Foto: Divulgação)
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulga a abertura das inscrições para a 1ª rodada do Ensaio de Proficiência em Medição de Isótopos Estáveis, destinada a laboratórios e profissionais da área. A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia (Dimci) e pelo Laboratório de Programas de Ensaio de Proficiência (Lapep), com apoio técnico do Laboratório de Análise Orgânica (Labor) e da Divisão de Metrologia Química (Dquim).
As inscrições estarão abertas de 2 de junho a 1º de julho de 2025, com limite de 30 participantes, selecionados por ordem de inscrição.
A participação no Ensaio de Proficiência terá um custo de R$ 2.215,94 (dois mil, duzentos e quinze reais e noventa e quatro centavos), com pagamento à vista. Esse valor visa cobrir os custos operacionais do Inmetro, como a aquisição de materiais de referência, análise de dados e emissão de certificados. Após o término do período de inscrição, os participantes selecionados receberão um boleto bancário, emitido pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), no prazo de até 10 dias.
Os participantes receberão um frasco de 2 mL contendo aproximadamente 600 mg de cafeína anidra de alta pureza orgânica (>99 g/100 g) com valor isotópico de δ13C na faixa de (-40 a -20) ‰ e δ15N na faixa de (-10 a +10) ‰.
Laboratórios que realizam análises de isótopos estáveis podem participar, independentemente de serem acreditados, incluindo universidades, centros de pesquisa, órgãos de fiscalização e empresas privadas.
Ao final da rodada, o Inmetro emitirá um relatório com a análise de desempenho de todos os participantes, garantindo a confidencialidade das informações. Além disso, cada participante receberá um certificado de participação:
A inscrição pode ser feita no site oficial do Inmetro
Veja mais notícias em Geral