MPAM atua para garantir direitos da primeira infância em Fonte Boa

MPAM atua para garantir direitos da primeira infância em Fonte Boa

Ação busca garantir a prioridade absoluta aos direitos da criança (Foto: Pixabay)

Acompanhar e fiscalizar a implementação das políticas públicas previstas no Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016). Este é o objetivo do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), que instaurou, via Promotoria de Justiça de Fonte Boa, um procedimento administrativo com o objetivo de acompanhar essa demanda na cidade, durante o exercício de 2025.

A medida, assinada pelo promotor de Justiça titular da comarca, Aramis Pereira Júnior, visa garantir que o Poder Executivo Municipal adote providências para assegurar os direitos fundamentais de crianças de até 6 anos de idade, em conformidade com o artigo 227 da Constituição Federal e com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Estamos atuando para garantir que os direitos da primeira infância sejam, de fato, prioridade na administração pública municipal, conforme determina a legislação. O Marco Legal da Primeira Infância estabelece diretrizes importantes para o desenvolvimento integral das crianças, e cabe ao Ministério Público zelar por sua efetivação”, destacou o promotor.

Como parte das diligências iniciais, a promotoria encaminhou ofício à Prefeitura de Fonte Boa requisitando, no prazo de 30 dias, informações sobre as ações realizadas no município para a implementação das políticas públicas voltadas para esse tema, bem como sobre a execução de programas e serviços prioritários.

“A lei reconhece que os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento neurológico, emocional, cognitivo e social das crianças, e determina que as políticas públicas voltadas à primeira infância sejam integradas e articuladas entre diferentes áreas, como saúde, educação, assistência social e cultura”, concluiu o promotor.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *