Em Parintins: Jornada de Educação Alimentar e Nutricional promove alimentação saudável nas escolas

Em Parintins: Jornada de Educação Alimentar e Nutricional promove alimentação saudável nas escolas

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e do Departamento de Nutrição, em parceria com a Secretaria de Produção Rural (SEMPA), promove, desde o mês de abril, a 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional. O evento ocorre na Escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra, envolvendo alunos do Ensino Fundamental.

A Jornada ocorrerá até o mês de outubro e é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que visa incentivar o debate e a prática de ações de Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar, além de dar visibilidade às atividades desenvolvidas nas escolas públicas de todo o país.

Nutrição

Nesta terça-feira (27), nutricionistas do Departamento de Nutrição, engenheiros agrônomos e técnicos em agropecuária e agroecologia da Secretaria de Produção realizaram palestra, preparação do solo e plantio de sementes para implantação de uma horta sustentável no educandário. A ação teve participação da secretária de Educação, Gizelle Soares, professores e pais de estudantes.

Segundo o nutricionista Cledenor Brito, o principal objetivo da ação é incentivar hábitos alimentares mais saudáveis. “A gente sabe da importância que tem a alimentação na vida dos seres humanos e nada mais importante do que incentivar nossas crianças, incentivar nossos adolescentes da rede municipal de ensino a criarem esses hábitos alimentares mais saudáveis, e, em consequência disso, levarem esse conhecimento tanto para outros alunos, quanto para os pais e familiares dentro de suas casas”, afirmou.

Produção Rural

A Secretaria Municipal de Produção Rural atua no projeto com aulas sobre construção e manutenção de hortas escolares, como destacou o engenheiro agrônomo Ronald Gonçalves: “fomos designados para acompanhar esse processo produtivo de horta nas escolas e esse processo começa com o ensinamento das crianças desde o processo de preparação do solo, o porquê de cada processo até chegar na parte de colheita. Essa forma de demonstrar é fundamental, porque a criança aprende desde o início como é produzido todo o alimento que ela consome, ela vai ter na mente noções de como se produz alimento”, explicou.

Durante a programação promovida na escola Mércia Cardoso Coimbra, a secretária municipal de Educação, Gizelle Soares, enalteceu a importância da ação para a comunidade escolar, principalmente, no que diz respeito a uma alimentação mais saudável. A secretária também pontuou todo o suporte que a Secretaria de Educação tem dado para a realização da jornada.

Trabalho

“O nosso trabalho, enquanto secretaria de educação, é dar esse suporte aos nutricionistas para que eles possam desenvolver, da melhor forma possível, o projeto Horta nas Escolas. Temos a nossa logística para trazer parceiros e providenciar material para dar suporte para que essas hortas de fato sejam concretizadas dentro das escolas”, frisou a secretária.

Até o mês de outubro, profissionais do Departamento de Nutrição da Secretaria de Educação e equipe técnica da Secretaria de Produção darão prosseguimento à Jornada de Educação Alimentar e Nutricional na escola Mércia Cardoso Coimbra com diversas atividades, trabalhando também no planejamento de expansão do projeto de horta para outras escolas e centros de educação infantil da rede municipal.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *