28/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Concurso diplomata: candidatos terão menos questões e mais tempo de prova

Publicado em 23 de maio, 2025

Brasil condena Invasão israelense em base de missão da paz da ONU

Concurso diplomata: candidatos terão menos questões e mais tempo de prova

O edital de abertura do concurso público de admissão à carreira de diplomata, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, traz alterações relevantes em relação à edição de 2024. A principal mudança está no formato da prova objetiva da primeira fase, que agora contará com 240 itens, totalizando até 240 pontos — uma redução em relação aos 260 itens previstos no edital anterior.

Especialistas consultados explicam que, embora o número absoluto de itens tenha diminuído, a estrutura da prova também passou por ajustes. “O modelo anterior previa 65 questões com quatro itens cada. Neste ano, a banca optou por um formato mais flexível, permitindo que cada comando tenha um número variável de itens”, analisa Celso Natale, coordenador do Estratégia Concursos.

Diplomatas

A proporção para aprovação, no entanto, permanece a mesma, conforme explicou Jean Maciel, coordenador do curso preparatório para diplomatas do Gran Concursos. Ele destaca que a exigência de 40% de acertos continua válida. “Em 2024, era preciso obter 26 pontos. Em 2025, são necessários 96 pontos em 240 itens, o que também corresponde a 40%. A regra de correção, em que um erro desconta 0,5 ponto, também foi mantida”, explica.

Apesar da redução no número de itens, o tempo total para a realização da prova aumentou: passou de seis para oito horas. Com isso, o tempo médio para analisar cada item subiu de 1 minuto e 38 segundos para dois minutos. Para Natale, isso pode beneficiar os candidatos, desde que saibam administrar o tempo. “A estratégia ideal é marcar primeiro os itens mais fáceis e deixar os mais difíceis para o fim. Isso ajuda a manter a confiança e otimiza o desempenho”, orienta.

Mudanças nos critérios de desempate

Outra modificação relevante está na ordem dos critérios de desempate da prova objetiva. Em 2024, a prioridade após Língua Portuguesa era para os desempenhos em Língua Inglesa e História do Brasil. Em 2025, a ordem será: Língua Portuguesa, seguida por Política Internacional e, em terceiro, História do Brasil.

A ordem dos critérios de desempate na nota final do concurso também foi alterada. Agora, depois da prova escrita de Língua Portuguesa, a prioridade será para Política Internacional escrita, deixando a Língua Inglesa escrita em terceiro plano. Para Maciel, a mudança valoriza o domínio de política internacional, o que pode beneficiar candidatos mais dedicados à área específica, em detrimento daqueles com maior fluência prévia em inglês.

Classificação real

Natale ressalta que o critério de desempate tem impacto real na classificação final. “Em 2024, vários candidatos com a mesma nota foram diferenciados apenas pelos critérios de desempate. Com a mudança, os candidatos precisam redobrar a atenção em disciplinas como Política Internacional, que além de ganhar peso nos critérios, já concentra grande número de itens na primeira fase”, afirma.

Inscrições abertas

As inscrições para o concurso estão abertas desde segunda-feira (19/5) e seguem até 4 de junho de 2025, por meio do site do Cebraspe, responsável pela organização do certame. Para concorrer ao cargo de diplomata, é necessário ser brasileiro nato, ter no mínimo 18 anos, ter diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, além de atender aos demais requisitos do edital. A remuneração inicial é de R$ 22.558,56.

O edital estabelece regras específicas para candidatos casados com estrangeiros ou com pessoas ligadas a governos estrangeiros. Nesses casos, a inscrição será aceita de forma condicional, sujeita à autorização do Ministro das Relações Exteriores. A exigência não se aplica quando o cônjuge possui também nacionalidade brasileira.

Estrutura da seleção

O concurso será composto por duas fases. A primeira será uma prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Língua Inglesa, Política Internacional, Economia e Direito. A segunda fase incluirá provas escritas das mesmas disciplinas, além de uma prova de língua adicional (Espanhol ou Francês).

A prova objetiva está marcada para 20 de julho de 2025. As provas escritas ocorrerão em 23, 24, 30 e 31 de agosto. A primeira fase será aplicada em todas as capitais e no Distrito Federal. Já a segunda fase ocorrerá nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira etapa.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.