23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Segurança no trânsito: projeto ‘Condutor Consciente’ é apresentado na empresa Manaus Luz

Publicado em 22 de maio, 2025

Foto: Karol Silva/IMMU

Em alusão à campanha “Maio Amarelo”, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), apresentou, nesta quinta-feira, 22/5, o projeto “Condutor Consciente” na empresa Manaus Luz. A ação teve como foco orientar e sensibilizar os colaboradores, especialmente motoristas e motociclistas, sobre comportamentos seguros no trânsito e a importância da preservação da vida.

A atividade reuniu funcionários da empresa, que possui um quadro de 58 motoristas que diariamente enfrentam os desafios da mobilidade urbana da capital. O momento foi marcado por palestras educativas, troca de experiências e reflexões sobre a responsabilidade de cada um no trânsito.

“O projeto ‘Condutor Consciente’ é uma das formas que encontramos de estar próximo de quem realmente está nas ruas todos os dias. Nosso objetivo é fazer com que motoristas compreendam que atitudes simples, como respeitar a sinalização, manter a atenção plena e dirigir com cautela, salvam vidas”, destacou o educador de trânsito do IMMU, Werisson Freitas. “Neste ‘Maio Amarelo’, o tema ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’ nos lembra que reduzir a velocidade é um ato de cuidado com o próximo e consigo mesmo”, completou.

Durante a atividade, também foram reforçados os riscos do uso do celular ao volante, a importância do uso correto do cinto de segurança, da distância segura entre veículos e da revisão periódica dos veículos da frota. A segurança no ambiente de trabalho também esteve entre os temas debatidos.

O técnico em segurança do trabalho da Manaus Luz, Francisco Costa, enfatizou a relevância do projeto. “É fundamental que nossos condutores entendam que eles não apenas operam veículos, mas transportam vidas, a própria e a de outros. Projetos como esse reforçam o compromisso com a vida e com a segurança no trabalho”.

Para Daniel Maciel, motorista da empresa, a ação foi esclarecedora e motivadora. “A gente sabe que o trânsito de Manaus é complicado, mas muitas vezes se acostuma com os riscos. Hoje, eu entendi que é possível sim mudar pequenas atitudes e fazer a diferença. Parar alguns segundos pode evitar acidentes e salvar vidas”.

Maio Amarelo 2025

A iniciativa faz parte da programação do Maio Amarelo 2025, campanha internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Neste ano, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o movimento busca chamar atenção para os perigos da pressa e da imprudência.

O IMMU reforça que ações educativas continuarão sendo realizadas em empresas, escolas e pontos estratégicos da cidade ao longo do mês, buscando alcançar cada vez mais condutores e pedestres com a mensagem de que a vida é o bem mais precioso, e que no trânsito, responsabilidade e empatia salvam vidas.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.