01/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Jornada de Cirurgia Oftalmológica beneficia 50 pacientes com catarata em Parintins

Publicado em 13 de maio, 2025

Jornada de Cirurgia Oftalmológica beneficia 50 pacientes com catarata em Parintins

Esta é a quarta Jornada de Cirurgias Eletivas promovida pela gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves (Foto: Arlinson Cruz)

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira (13) à primeira Jornada de Cirurgia Oftalmológica da atual gestão, realizada em parceria com a Cohen Oftalmologia. A ação vai beneficiar 50 pacientes, em sua maioria idosos, com cirurgias de catarata, uma das principais causas de cegueira no Brasil. A cerimônia de abertura aconteceu no Centro do Idoso e contou com a presença da prefeita em exercício Vanessa Gonçalves, do secretário de saúde Clerton Rodrigues, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Rosa Barbosa, servidores da saúde e pacientes.

Esta é a quarta Jornada de Cirurgias Eletivas promovida pela gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, sendo a primeira voltada exclusivamente à saúde ocular. Com isso, o município se aproximava da marca de 400 pacientes atendidos pelo programa de cirurgias eletivas, que também contemplou outras especialidades.

Durante o evento, a prefeita em exercício destacou o compromisso da gestão com o bem-estar da população e agradeceu aos parceiros envolvidos. “Nossa primeira jornada oftalmológica, sendo que nós já fizemos outras jornadas de cirurgias, tanto a bariátrica, quanto também de vesícula, mas agora estamos fazendo a abertura da jornada oftalmológica. Nós queremos agradecer a todos, ao doutor Marcos Cohen pela parceria com a Prefeitura, ao secretário Clerton e aos demais profissionais da saúde. Temos essa responsabilidade e o dever de cuidar bem das pessoas. Serviços essenciais como esse são de suma importância para o nosso povo parintinense”, afirmou Vanessa Gonçalves.

O secretário de saúde, Clerton Rodrigues, enfatizou o avanço das políticas públicas de saúde no município e o foco na qualidade dos serviços prestados. “É uma satisfação muito grande podermos disponibilizar esse serviço à população de Parintins. Serão 50 famílias beneficiadas, especialmente nossos idosos. O objetivo da gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa é ampliar, qualificar e garantir o acesso à saúde de qualidade. Isso faz com que nosso sistema de saúde se destaque no interior do Amazonas”, declarou Clerton.

Entre os pacientes beneficiados está o pescador Mateus de Castro, de 70 anos, que aguardava há quase oito anos pela cirurgia. “Eu agradeço, primeiro, a Deus. Estou esperando há muito tempo pra operar minha vista. Hoje estou tendo essa chance. Agradeço muito por essa oportunidade. Amém”, disse emocionado.

Veja mais notícias em Parintins

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.