04/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Amazonas fora da Copa do Mundo de Futebol Feminino e presidente da FAF culpa Sedel

Publicado em 13 de maio, 2025

Foto: Beatriz Pereira

O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e deputado estadual, Ednailson Rozenha, usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (13/05), para expressar sua profunda indignação com a ausência da região Norte da lista oficial de cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027.

Em pronunciamento, Rozenha responsabilizou diretamente a omissão da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), comandada pelo secretário Jorge Elias, pelo fracasso na consolidação de Manaus como uma das sub-sedes da Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027. Segundo o deputado, a ausência de articulação política, técnica e institucional por parte da Sedel impediu que as exigências da Fifa fossem cumpridas, mesmo após a Arena da Amazônia ter sido inicialmente considerada forte candidata a receber os jogos.

“A Sedel era sempre a última a responder as plataformas da Fifa, além das visitas institucionais na Arena da Amazônia, onde o secretário colocava gente sem a devida competência para receber uma instituição tão importante. Estamos falando de um evento que movimenta a economia, o turismo, gera empregos e, principalmente, promove inclusão social”, afirmou.

Ele relembrou que, desde 2023 a federação vinha articulando junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a inclusão de Manaus como sede. No entanto, sem o apoio técnico e logístico necessário por parte do secretário Jorge Elias, a candidatura acabou descartada pela Fifa, que divulgou este mês a lista final de cidades-sede sem nenhuma capital da região Norte.

“Acredito que ele fez isso porque não será o secretário de esporte na ocasião da Copa. Ele não entendeu que a Fifa, com todo respeito, não é uma liga do interior, que a Copa do Mundo de Futebol Feminino não é um campeonato regional. Faltou o espírito público. O secretário, infelizmente, padece de um ego absurdo. Eu e as deputadas Alessandra Campelo e Joana Darc fomos ao Rio de Janeiro, levamos o governador até a CBF, Manaus virou candidata e a Sedel precisava trabalhar. Fazer sua parte”, afirmou o presidente da FAF, que destacou ainda que a decisão prejudica não apenas o Amazonas, mas toda a região Norte que, mais uma vez, foi esquecida em um evento internacional de grande porte.

O pronunciamento contou com o apoio do presidente da Aleam, Roberto Cidade; da diretora de futebol feminino da FAF e deputada, Alessandra Campelo; da deputada Joana Darc, além dos deputados Cabo Maciel, Delegado Péricles, Wilker Barreto, Thiago Abrahim, Felipe Souza, Dr. George Lins, Comandante Dan e Mário César Filho, que destacaram a necessidade de maior comprometimento e planejamento nas políticas públicas voltadas ao esporte, em um estado que tem o futebol como identidade cultural.

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.