
TRE-AM inicia participação no Registre-se para facilitar emissão de título e regularização eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) deu início, nesta segunda-feira (12/05), ao mutirão Registre-se, iniciativa que visa ampliar o acesso da população aos documentos civis básicos e facilitar a regularização eleitoral. A ação acontece até sexta-feira (16/05), das 8h às 17h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro de Flores.
No espaço reservado ao TRE-AM, a população realiza serviços como emissão e regularização do título de eleitor, revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio eleitoral e coleta de biometria. A iniciativa busca atender, especialmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social, populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas e aquelas com dificuldade de acesso aos serviços de documentação básica.
Servidora
A servidora do TRE-AM, Margarida Ferreira, reforça que a proposta da iniciativa consiste em promover a cidadania e torná-la cada vez mais acessível. “Com o Registre-se, estamos conseguindo aproximar a Justiça Eleitoral das pessoas que mais precisam levando nossos serviços para quem não consegue ir ao TRE, diariamente. Essa ação é muito importante para garantir o exercício da cidadania para todos”, destacou Margarida, servidora da Zona Eleitoral 68º.
O estudante Marco Antônio, de 17 anos, aproveitou para emitir a 1ª via do título de eleitor. “Eu achei muito legal ter essa chance de tirar meu título agora, porque ano que vem já faço 18 e quero estar preparado para votar. Acho importante a gente participar, escolher quem vai nos representar”, disse Marco.
Regularização
Assim como ele, outras pessoas aproveitaram a ação para regularizar a situação eleitoral. Para Crisney Souza, a iniciativa facilitou a retirada da 2ª via do seu título de eleitor. “Eu fui assaltado, levaram minha bolsa, inclusive meus documentos. Então hoje aproveitei essa oportunidade pra tirar tudo de novo. Já fiz meu título de eleitor, que é muito importante não só para votar, mas também porque a gente precisa dele para tirar outros documentos”, contou Crisney.
Além dos serviços eleitorais, o Registre-se contempla mais de 20 instituições, disponíveis para o atendimento ao público. Depois de Manaus, o mutirão de emissão de documentos segue para o município de Humaitá.
Deixe um comentário