04/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Agricultores de Anamã e Rio Preto da Eva participarão de capacitações em Associativismo e Cooperativismo

Publicado em 12 de maio, 2025

Foto: Arquivo/Idam

Agricultores familiares de Rio Preto da Eva e Anamã (distantes 57 e 165 quilômetros de Manaus, respectivamente) participarão de capacitações em Associativismo e Cooperativismo, que serão realizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), nos municípios. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a organização coletiva para o desenvolvimento do setor primário no estado.

As ações serão executadas pela Gerência de Apoio à Organização de Produtores Rurais (Georp) do Idam, com apoio das Unidades Locais (Unloc’s), também do instituto. Em Anamã, o curso, que inicia nesta terça (13/05) e segue até sexta (16/05), contará com a participação de 30 produtores rurais de diversas entidades atuantes na localidade.

Segundo o técnico da Gerência de Apoio à Organização de Produtores (Georp/Idam), Domingos Sávio Oliveira, a capacitação é uma oportunidade essencial para o desenvolvimento da governança das organizações do município. “Temos o objetivo de fortalecer o entendimento dos agricultores sobre os benefícios da organização coletiva, além de apoiar a regularização documental das entidades, incluindo a elaboração de atas e estatutos”, frisou.

Em Rio Preto da Eva, a capacitação organizacional é destinada a agricultores da Associação de Produtores Rurais do Ramal Belém, que atua na produção de mandioca, frutas e avicultura de corte. O curso será realizado entre os dias 19 e 22 de maio para mais de 50 produtores rurais locais.

“O curso abordará temas como gestão organizacional, comercialização rural por meio das associações e boas práticas de governança. Também prestaremos apoio técnico da associação durante a assembleia de eleição e posse de nova diretoria, com orientação na elaboração da ata de assembleia”, informou.

Lindóia

Na última sexta-feira (09/05), a Georp encerrou uma capacitação em Lindóia, distrito de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), realizada em parceria com a empresa Systemica. O curso contou com a participação de 100 agricultores familiares das comunidades Visconde de Mauá, São Luiz e Nossa Senhora de Nazaré.

Na ocasião, os participantes tiveram acesso a informações sobre associativismo, autogestão na prática e comercialização rural para organizações.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.