14/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Projetos do curso de Engenharia Naval da UEA são apresentados na maior feira fluvial da América Latina

Publicado em 09 de maio, 2025

Foto: Divulgação

Entre os dias 7 e 9 de maio, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) marca presença na Navegistic Navalshore Amazônia, considerada a maior feira fluvial da América Latina, realizada no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. A participação da universidade no evento é protagonizada por projetos de extensão do curso de Engenharia Naval.

No stand da UEA, o público pode conhecer de perto o trabalho das equipes de nautimodelismo Athenas, Navi e Jaraqui, além do Leviatã, um barco movido à energia solar. Os projetos são desenvolvidos por estudantes, com apoio de professores e parceiros, e representam iniciativas voltadas à inovação, sustentabilidade e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Naval, Eduardo Rafael Barreda del Campo, o objetivo principal da participação na feira é apresentar os trabalhos desenvolvidos pelas equipes e buscar apoio para sua continuidade.

“A ideia é divulgar esse trabalho que desenvolvem e, logicamente, buscar também patrocinadores para que possam construir os equipamentos. É de vital importância. Muitos dos nossos parceiros do curso — não só patrocinadores, mas também estaleiros e certificadoras — estão presentes aqui. É um momento para estabelecer laços e firmar novas parcerias”, destacou.

A reitora em exercício da UEA, Kátia Couceiro, acompanhou a participação dos alunos e falou sobre a importância da presença da universidade em eventos estratégicos para o desenvolvimento regional. “A UEA tem o compromisso de aproximar o conhecimento científico e tecnológico das demandas da sociedade. Estar presente na maior feira fluvial da América Latina, com projetos tão relevantes, mostra a força da nossa universidade na formação de profissionais e na construção de soluções para a Amazônia”, afirmou.

Estiveram presentes no stand da universidade, o diretor da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), Jucimar Maia Jr., e outros professores da unidade.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.