
Mulheres em vulnerabilidade social iniciam curso de cosméticos naturais, por meio de parceria entre Sejusc e UEA
Vinte e cinco mulheres assistidas pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) estão tendo a oportunidade de empreender e conquistar novas vidas por meio do curso de “Fabricação de Cosméticos Naturais”, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). A parceria estadual iniciou nesta quinta-feira (08/05) e segue até meados de junho.
Na primeira aula do curso, todas tiveram uma introdução sobre os cosméticos, aprendendo sobre a diferença entre produtos naturais, orgânicos e veganos; composição; tipos; vantagens; sustentabilidade e a certificação e normas que devem ser seguidas na fabricação.
Foco
O foco é que, ao final do curso, todas possam criar cosméticos para uso próprio ou empreendedorismo, incentivando a independência financeira e um novo ofício para mulheres em vulnerabilidade social e em situação de violência do estado. O certificado de conclusão será disponibilizado pela UEA.
O trabalho é desenvolvido com mulheres assistidas no Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) e da Coordenação de Promoção a Igualdade, ao Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica (Cpimt), equipamentos da Sejusc que auxiliam a mulher para que consiga sair do ciclo de violência.
Para Selma Frota, de 57 anos, o curso é uma oportunidade de expandir seu conhecimento. Já empreendedora de alimentos, ela comentou que agora irá aprender esse novo ofício para poder empreender com seus novos produtos na zona sul de Manaus, local em que mora.
Oportunidade
“É uma oportunidade para quem quer empreender, para ampliar novos horizontes, você não fica só naquela mesmice. Eu não ficaria só ali na comida, poderia ir para o cosmético e hoje em dia está em alta, pois todo mundo usa. Então eu posso tanto usar para mim mesma como eu posso expandir para outras pessoas vendendo na comunidade”, complementou.
As aulas ocorrem semanalmente no Centro Social Bittencourt, na zona sul de Manaus. Mulheres que estiverem interessadas em participar deste ou outros cursos de capacitação, podem entrar em contato com o Cpimt, por meio do telefone: (92) 98449-4422.
Parceria
A professora Patrícia Albuquerque, da Escola Superior de Tecnologia da UEA e coordenadora do curso, expôs que a iniciativa é um meio de enfatizar o empreendedorismo, mas também a sustentabilidade e o conhecimento sobre os produtos naturais da Amazônia.
“O curso foca em promover o empoderamento feminino e trazer para esse público práticas sustentáveis na elaboração de cosméticos, usando ingredientes naturais amazônicos. Sendo uma forma de propagar esse conhecimento e também auxiliar essas mulheres com uma nova fonte de renda e ainda aumentar a autoestima”, acrescentou.
A secretária executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), Syrlan Picanço, destacou a importância dessa parceria e como é uma forma de expandir as possibilidades para o mercado de trabalho.
“Esse curso visa introduzir essas mulheres de volta ao mercado de trabalho, pois muitas delas não têm essa independência. E a área dos cosméticos oferece essa gama de possibilidades vindo do embelezamento, do empoderamento delas, e a UEA é justamente esse meio que pode mostrar para essa mulher como sair do ciclo e chegar ao mercado”, explicou.
CPIMT
O serviço tem como prioridade a qualificação profissional de mulheres em situação de violência baseada em gênero, fortalecendo o empreendedorismo bem como o encaminhamento para o mercado de trabalho, através de parcerias com instituições públicas e privadas.
Deixe um comentário