24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Manaus intensifica fiscalização ao transporte complementar e combate ao transporte clandestino

Publicado em 09 de maio, 2025

Foto: Karol Silva/IMMU

Durante o “Maio Amarelo”, que visa a conscientização para a redução de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensificou as ações da operação “Transporte Legal”, voltada à fiscalização do transporte complementar (alternativo e executivo) e ao combate ao transporte clandestino.

Na tarde desta quinta-feira, 8/5, uma dessas ações foi realizada na avenida Autaz Mirim, zona Leste da capital. Ao todo, 32 veículos foram abordados, resultando na apreensão de dois transportes irregulares e em sete autuações. Entre as principais infrações estavam documentos de veículos vencidos, motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida ou sem a devida autorização para o transporte de passageiros, além de veículos em condições precárias de conservação.

Segundo o chefe de Fiscalização de Transporte do IMMU, Waldir Júnior, o objetivo das operações é garantir a segurança dos usuários. “Muitas vezes, esses transportes não oferecem o mínimo de segurança. Nossos agentes atuam para coibir essa prática e proteger a população, que depende do transporte complementar em Manaus”, afirmou.

O transporte clandestino representa riscos sérios à integridade física dos passageiros, uma vez que não há garantias de que os motoristas estejam habilitados, tampouco de que os veículos estejam com a manutenção em dia. Além disso, esses transportes não seguem critérios técnicos ou legais exigidos para a prestação do serviço.

Para o motorista Orlando Trindade, que atua no transporte alternativo, estar dentro da legalidade é uma questão de responsabilidade com quem ele transporta. “A gente trabalha levando vidas. Não tem como brincar com isso. Por isso, mantenho minha documentação e o carro sempre em dia”, afirmou.

As operações do Transporte Legal continuam reforçando a importância da legalidade e da segurança no trânsito, em sintonia com os princípios do “Maio Amarelo”. A orientação é que os passageiros sempre optem por transportes regularizados e denunciem qualquer atividade suspeita por meio do 118. A operação contou com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.