03/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Estudantes do Ceti Elisa Bessa Freire participam da palestra ‘Quem é você na ópera’, dentro do FAO 2025

Publicado em 07 de maio, 2025

Estudantes do Ceti Elisa Bessa Freire participam da palestra ‘Quem é você na ópera’, dentro do FAO 2025

O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, localizado na zona leste de Manaus, recebeu, na manhã desta quarta-feira (07/05) a palestra ‘Quem é você na ópera?’, iniciativa que integra o projeto ‘Ópera nas Escolas’, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A roda de conversa com os alunos faz parte da programação do Festival Amazonas de Ópera (FAO).

A palestra foi ministrada pelo professor, musicólogo e cantor Lucas Speck, criador do canal no Youtube “Entre Notas e Dramas”, voltado à divulgação da ópera de forma leve e acessível. A proposta da palestra foi desmistificar a ideia de que a ópera é um gênero elitista e distante da realidade dos jovens, mostrando que ela pode abordar temas diversos como terror, inclusão e sentimentos universais.

Alunos

“Os alunos têm se mostrado extremamente receptivos. Quando conhecem a ópera de fato, muitos se identificam imediatamente. Querem cantar, ir ao teatro, se envolver. É uma transformação rápida e poderosa”, destacou Lucas.

Durante o encontro, o público estudantil participou de dinâmicas interativas, como o quiz “Quem é você na ópera?”, que ajuda os alunos a se reconhecerem nas características psicológicas de personagens operísticos. A atividade teve duas sessões com auditório lotado e participação ativa dos estudantes.

A professora de apoio da educação especial, Dalila Baraúna, ressaltou a importância da ação para a formação cultural dos alunos. “Nós estamos em uma área periférica, e muitos de nossos alunos não têm acesso ao teatro ou conhecimento sobre a ópera. Esse projeto vem despertar o interesse deles, mostrar que há muitos caminhos dentro da arte”, disse a educadora.

Gênero

Entre os alunos participantes, a estudante Anna Beatriz Mendes, do 7º ano do ensino fundamental, compartilhou como a atividade mudou sua visão sobre o gênero. “Eu pensava que a ópera só falava de amor e coisas antigas. Hoje, eu aprendi que ela pode tratar de inclusão, aceitação e até suspense. Achei muito interessante. Sempre quis conhecer o Teatro Amazonas, mas nunca entrei. Agora, vou tentar convencer meus pais a me levarem para assistir ao espetáculo no dia 18 de maio”, afirmou a aluna.

A proposta reforça o compromisso do Governo do Amazonas em democratizar o acesso à cultura e formar novas plateias, despertando o interesse de crianças e jovens pela arte lírica.

FAO

O 26º Festival Amazonas de Ópera chega à sua reta final, com mais três apresentações (14, 16 e 18 de maio), com a obra “As Bodas de Fígaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart, às 19h no Teatro Amazonas. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro ou no site http://shopingressos.com.br.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.