Clássicos do horror ‘Haxan’ e ‘Drácula’ estreiam nesta sexta (9/5) no Cine Carmen Miranda

Clássicos do horror ‘Haxan’ e ‘Drácula’ estreiam nesta sexta (9/5) no Cine Carmen Miranda

O selo ‘Sexta do Terror’ traz dois clássicos do estilo no Cine Carmen Miranda, nesta sexta-feira (09). Às 17h30, será exibido ‘Haxan – A feitiçaria através dos tempos’ (1922) e, na sequência, 19h30, ‘Drácula de Bram Stoker’ (1992), ambos gratuitos para o público.

O cinema de rua localiza-se à Rua do Congresso, nº 10, Centro, Praça do Congresso, próximo à Biblioteca Municipal (portão laranja) e conta com apoios do Centro Cultural Hiléia Amazônica, À La Carte Belas Artes e Aliança Francesa Manaus.

Sexta-feira (09 de maio de 2025), às 17h30

‘Haxan – A feitiçaria através dos tempos’ (1922)

Suécia/Dinamarca (1922), 95 minutos, Terror. Direção e roteiro: Benjamin Christensen. Elenco: Benjamin Christensen, Clara Pontoppidan, Oscar Stribolt, Astrid Holm e Maren Pedersen.

SINOPSE: Filme documentário que explora as origens da feitiçaria e do satanismo através dos séculos, desde a antiguidade até os tempos modernos. Mistura imagens reais com encenações ao longo de sete capítulos. Mostra a intolerância da Igreja Católica frente aos mitos mágicos, e como ela “resolvia” esses problemas. No final, há a comparação entre o comportamento histérico das mulheres contemporâneas (1921) com o das bruxas da Idade Média, e a conclusão é que ele é bem parecido.

Sexta-feira (09 de maio de 2025), às 19h30

Drácula de Bram Stoker (1992)

EUA (1992), 108 minutos, Drama/Terror. Direção: Francis Ford Coppola. Roteiro: James V. Hart. Elenco: Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins, Keanu Reeves, Cary Elwes e Richard E. Grant.

SINOPSE: O filme conta a história do líder romeno Vlad Tepes (Vlad Drácula). Em 1462, Vlad Drácula, membro da Ordem do Dragão, retorna de uma vitória contra os turcos e descobre que sua esposa Elisabeta cometeu suicídio depois que seus inimigos relataram falsamente sua morte. Um padre diz a ele que a alma de sua esposa está condenada ao Inferno por cometer suicídio. Enfurecido, Vlad profana a capela e renuncia a Deus, declarando que se levantará da sepultura para vingar Elisabeta com todos os poderes das trevas. Ele então enfia sua espada na cruz de pedra da capela e bebe o sangue que sai dela, tornando-se um vampiro.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *