
Caloi dá início à agenda de maio do ‘Zona Franca de Portas Abertas’
A fábrica da Caloi deu início à agenda do mês de maio do Programa Zona Franca de Portas Abertas para as visitas guiadas às empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Na manhã desta terça-feira (6), um grupo de 20 alunos da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi recebido pela equipe da Caloi, para conhecer a história e filosofia da empresa, bem como as linhas de produção.
Inicialmente, os visitantes assistiram a uma apresentação institucional, com informações gerais sobre a Caloi Norte S.A., que está instalada desde 1975 em uma área de 72 mil metros quadrados no Distrito Industrial de Manaus, e que atualmente produz cerca de 300 modelos de bicicletas que vão do segmento Kids a Moutain Bike, incluindo modelos CKD e elétricos.
Visita
De acordo com a professora Inara Costa, da Ufam, o objetivo da visita foi proporcionar uma experiência prática e imersiva, conectando os conteúdos teóricos da sala de aula com a realidade de uma empresa consolidada no mercado. “Esta visita técnica na Caloi, com apoio da Suframa, é importante para os acadêmicos de Relações Públicas, que tiveram a chance de conhecer o processo produtivo de uma indústria do PIM e o processo de comunicação com os públicos estratégicos”, destacou.
CMM também visita fábrica de bicicletas
A última visita de abril agendada por meio do Programa Zona Franca de Portas Abertas também foi realizada na Caloi. Um grupo de 40 alunos e instrutores dos ensinos Médio e Fundamental do Colégio Militar de Manaus (CMM) visitou, na tarde de quarta-feira (30), a fábrica de bicicletas Caloi instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM). A visita foi organizada pelas agremiações de Engenharia e Artilharia do CMM e intermediada pela Suframa.
Para o major Antonio Carlos Araújo Júnior, orientador do Grêmio de Artilharia do CMM, é importante que os alunos tenham uma visão ampla das principais atividades que movem a economia no Estado do Amazonas. “É uma oportunidade valiosa para os nossos alunos terem contato com os processos produtivos e compreenderem o funcionamento das fábricas do Polo Industrial de Manaus. Desse modo podem vislumbrar diversas oportunidades de carreiras profissionais fora do ambiente militar”, destacou.
Alunos
A aluna Giulia Prazo, do 2º ano do Ensino Médio, relatou que foi uma surpresa positiva a visita à Caloi. “Foi uma experiência muito boa. O que mais gostei foi de ver as máquinas de corte de metais a laser e da oportunidade de andar de bicicleta no final”, afirmou.
O estudante Nicolas Malta, também do 2º ano, disse foi a sua primeira visita a uma fábrica e o que mais chamou sua atenção foi o processo de solda, que ele considerou “uma verdadeira obra de arte”.
Ao final da atividade, os visitantes entregaram um “certificado de agradecimento” do Colégio Militar de Manaus à Suframa e à Caloi, por possibilitarem aos alunos a oportunidade de conhecer os processos produtivos que envolvem a fabricação de bicicletas na Zona Franca de Manaus.
Deixe um comentário