13/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Suframa recebe representantes da Embaixada do Japão para estreitar relações com Zona Franca de Manaus

Publicado em 28 de abril, 2025

Foto: Layana Rios/Suframa

A Suframa recebeu, nesta segunda-feira (28), representantes da Embaixada do Japão no Brasil para uma reunião de aproximação e cooperação. O encontro foi conduzido pelo superintendente-adjunto Executivo da Autarquia, Luiz Frederico Aguiar, e pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, com a participação da ministra-chefe do Escritório de Representação na Região Norte (Erenor) do Itamaraty, Maria Deize Camilo Jorge e da analista técnico-administrativa, Camilla Abitbol.

Participaram da visita o chefe do Setor Econômico da Embaixada do Japão, ministro Yasumatsu Masaki, e o primeiro-secretário Hideki Kamitatara, acompanhados do cônsul-geral adjunto do Japão em Manaus, Akira Suzuki. Eles assistiram a uma apresentação feita por Arthur Lisboa sobre o modelo de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), destacando a manutenção da competitividade da ZFM após a Reforma Tributária, além das potencialidades econômicas da região.

O diplomata Hideki Kamitatara destacou a relevância da Zona Franca e a importância da reunião. “Embora estejamos do outro lado do mundo, a Zona Franca de Manaus é muito famosa no Japão. O conceito de zona franca aqui é um pouco diferente do que estamos acostumados, mas compreendemos muito bem, de forma clara, através da apresentação. Com este encontro, poderemos transmitir essa mensagem aos nossos colegas e às empresas japonesas, mostrando o quão frutífera foi esta reunião”, afirmou.

Luiz Frederico Aguiar ressaltou que o Japão já é um parceiro importante para a Zona Franca de Manaus, abrigando grandes empresas como a Moto Honda da Amazônia, que é uma das maiores empregadoras do Polo Industrial de Manaus (PIM), e reforçou o interesse em expandir essa relação. “A presença de companhias japonesas no Polo Industrial de Manaus é histórica e estratégica. Nosso objetivo é aprofundar ainda mais essa parceria, mostrando que a Zona Franca continua sendo um ambiente seguro, competitivo e promissor para novos investimentos”, declarou.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.